Consulado socorre 100 argentinos sem dinheiro para deixar o Rio

Até terça-feira (15), o consulado arcou com a passagem de 49 'hermanos'. Em alguns casos é oferecido auxílio para alimentação básica na viagem

1.255

Publicada 16 de Julho, 2014 às 17:58

Compartilhar:
Sem dinheiro para voltar para casa, dezenas de argentinos têm recorrido ao Consulado Geral da Argentina no Rio para pedir ajuda. De acordo com o cônsul adjunto Raul Ailan, até esta terça-feira (15) foram repatriados 49 visitantes. A expectativa, segundo ele, é que este número dobre nos próximos dias.

"O consulado está providenciando passagens rodoviárias para estas pessoas. A gente faz uma avaliação caso por caso para oferecer a ajuda", contou Raul Ailan. Ele acredita que com a saída dos argentinos que estavam acampados no Terreirão do Samba, no Centro do Rio, a demanda por repatriação seja mantida nos próximos dias.

O cônsul adjunto revelou que alguns argentinos não têm mais dinheiro sequer para se alimentar. "Dependendo do caso oferecemos ajuda para comprar alimentação básica, água e sanduíche, para que eles se alimentem durante a viagem de volta até a Argentina", contou. Segundo ele, o valor deste auxílio gira em torno de R$ 20.

Perda de documentos

A maior demanda dos argentinos ao Consulado no Rio durante a Copa foi por documentos de identificação perdidos. De acordo com o cônsul adjunto Raul Ailan, até a semana passada foram 294 registros policiais, que incluem perdas, furtos e roubos. "Desde então este número cresceu exponencialmente. A gente recebeu muitas notificações da Polícia Civil, mas ainda não tivemos como computar. Seguramente passa de 600 casos", contou.

O cônsul adjunto destacou que a maioria dos casos é de furto. "Foram pouquíssimos os casos de roubo, de assalto violento com arma", disse. Para quem perdeu os documentos pessoais o Consulado fornece um documento provisório para que a pessoa possa deixar o país e ingressar na Argentina.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo