Fronteira: Operação policial internacional desmantela quadrilha de traficantes

Ação conjunta entre a Polícia Federal Brasileira e autoridades de Israel, desmantelou uma quadrilha especializada em enviar cocaína para os países do oriente médio e países do continente africano

2.198

Publicada 16 de Abril, 2014 às 10:15

Compartilhar:

Policiais do grupo especializado do SENAD (Secretária Nacional Antidrogas) do Paraguai deflagraram ontem (15) uma operação internacional denominada ?Nilo?, onde em uma ação conjunta entre a Polícia Federal Brasileira e autoridades de Israel, desmantelou uma quadrilha especializada em enviar cocaína para os países do oriente médio e países do continente africano.

Após ação de inteligência conjunta entre as autoridades dos três países, foi possível prender cinco traficantes que estavam escondidos em Ciudad del Este, Asunción e Lambaré no Paraguai.

As demais prisões ocorreram no decorrer das investigações. A ação ocorreu durante a noite e madrugada. A paraguaia Nelly Margarita Arrua Melo, de 59 anos, o qual teria acabado de desembarcar de um ônibus proveniente de Asunción, com uma maleta contendo um fundo falso o qual foi localizado certa quantidade de cocaína, foi presa em flagrante.

Na ação policial foi preso também os paraguaios Alejandro Cristaldo Brizuela, de 44 anos e Mateo Arguello Aquino, de 52 anos. Segundo a investigação os dois paraguaios estariam levando a paraguaia Nelly Margarita Arrua Melo, para o Brasil o qual se encontrariam com uma pessoa que embarcaria no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com o destino ao Egito.

Simultaneamente foram presos em Asunción no Paraguai, em uma residência na Avenida Gral. Santos, a pessoa identificada como sendo Hugo Fernando Arca da Rosa, de 35 anos, o qual teria despachado a droga para a região de fronteira.

No local foram apreendidos balança de precisão, recipientes e indícios de que a cocaína de procedência colombiana teria sido manuseada por lá, sendo também apreendido um tablete de cocaína com a marca ?Tuto? o qual totalizou a quantia de 1.273 gramas de cocaína pura.

Em outra ação simultânea foi preso na cidade de Lambaré no Paraguai a mulher identificada como sendo Jessica Suares, de nacionalidade boliviana. Na residência foram localizadas diversas maletas com fundos falsos.

Na ação policial, foi identificado o líder da organização criminosa, Juan Carlos da Rosa. Ele é investigado pelas autoridades bolivianas o qual teria participação direta no envio de cocaína para o Paraguai e o Brasil. Segundo a investigação ?Juan? teria participado do sequestro da ex-senadora boliviana Ana Maria Flores.

Fonte: jtribunapopular.com.br

Fotos: TNPRESS

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo