Governador Beto Richa confirma presença no cinquentenário da Lar

Inauguração do novo centro administrativo é destaque nos eventos que festejarão os 50 anos da Cooperativa Lar

>> publicidade : ver novamente <<
Medianeira
14 de Março, 2014 1.694

Publicado em: 14/03/2014 às 13:47

O que em março de 1.964 era apenas um sonho, tornou-se uma sólida realidade ao longo dos últimos 50 anos. A Cooperativa Lar,que nasceu do empenho e da dedicação de um grupo de 55 produtores rurais do município de Missal, sob inspiração direta da Igreja Católica, transformou-se em uma das principais forças motrizes do desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Neste seu primeiro cinqüentenário a empresa criou raízes profundas e procurou manter vivos os princípios de solidariedade e união presentes na encíclica Mater et Magistra, defendidas com vigor pelo bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud. "Os primeiros passos da cooperativa, na chamada Gleba dos Bispos, foram dados em estreita observação aos ditames religiosos", enfatiza o engenheiro Roberto Brandão, 86 anos, responsável por elaborar o projeto de colonização e da cooperativa e executá-lo junto com o padre José Backes.

O ponto alto das comemorações dos 50 anos da Cooperativa Lar, que projeta um faturamento bruto de R$ 3 bilhões em 2014, acontece no dia 19, com a inauguração de um moderno centro administrativo, com 6 mil m² de área construída, localizado às margens da BR 277, em Medianeira, em solenidade que será prestigiada pelo governador do Estado, Beto Richa. "A nova sede da empresa é uma resposta às necessidades ditadas pelo constante crescimento", enfatiza o diretor presidente Irineo da Costa Rodrigues.

Outros destaques serão os shows artísticos com os cantores Leonardo (dia 18, às 21 horas, em Missal) e Michel Teló (dia 19, às 21 horas, em Medianeira).  Ainda em Missal, no dia 18, a programação inclui a entrega de um monumento alusivo à fundação do município e da Cooperativa Lar, com homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que é a Santa Padroeira.
 
Crescimento
A cooperativa deu seus primeiros passos através da produção agrícola, onde começou atendendo os pequenos produtores da região com a recepção, armazenagem e comercialização de grãos. A partir da década de 1980, parte dessa produção passou a ser industrializada. E em seguida, respondendo à demanda dos associados e população em geral, a Lar inicia suas atividades no ramo de Supermercados, que somam hoje 13 lojas.
Devido ao crescimento promovido pela mecanização agrícola e para melhor atender os programas de expansão, a Cooperativa estendeu e ampliou suas atividades para mais dois estados, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de cruzar as fronteiras do país e estabelecer-se também no Paraguai.

Assessoria
Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348