Ciclistas percorrem 335 quilômetros entre Medianeira e Guaraniaçu

Por onde o grupo passa vai fazendo amizades, conhecendo pessoas diferentes e trocando experiências

4.175

Publicada 11 de Fevereiro, 2014 às 15:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O que é preciso para ser um ciclista? Uma bike, disposição, força de vontade e incentivo. Quem pratica o esporte garante que a sensação de liberdade é muito bacana. Mas, além disso, tem a superação, tem o bem que faz ao organismo pela prática do esporte e tem a realização pessoal. "Nós somos viciados em endorfina", se diverte o ciclista medianeirense Leandro Sonda, que no último fim de semana, na companhia dos também ciclistas da cidade Luiz Fernando Olivo, Fabio Pandolfo e Eliandro Lodi Rissini, percorreram pouco mais de 335 quilômetros (150 de ida e 150 de volta) em suas bikes, de Medianeira a Guaraniaçu. O trajeto foi percorrido pelo asfalto, mas o grupo também anda por terra. "A preferência pelo asfalto é pela facilidade de encontrar água, em cada posto que você para se consegue água, e na estrada de chão é mais difícil", explica o motivo da escolha. "Mas nós fazemos estrada de chão também, já fomos para a Argentina por chão", acrescenta.

Desta vez eles foram em quatro, mas o 'grupo' é maior é bem diversificado em relação às idades. O Leandro tem experiência de anos como ciclista, mas ele garante que com vontade e dedicação aos treinos, em cerca de 30 dias qualquer pessoa já está apta a percorrer distâncias um pouco maiores. "Meu irmão mais velho era ciclista, agora está meio parado, mas eu aprendi com ele, me espelhei nele para começar", conta. "Até porque é preciso muita técnica, não basta saber andar de bicicleta".

As técnicas são repassadas aos novos adeptos pelos mais experientes e Leandro garante que elas fazem diferença. "É preciso saber onde forçar e onde descansar, por exemplo. E isso, quem tem mais experiência sabe bem como funciona". 

Na estrada

Por onde o grupo passa vai fazendo amizades, conhecendo pessoas diferentes e trocando experiências, pois no caminho encontram muitos outros 'iguais' que também se aventuram por aí com suas bikes. "Registramos tudo, adicionamos as pessoas no Face e seguimos com as amizades". 

Uma pequena ? bem pequena mesmo ? bagagem é fundamental. Água e um lanchinho leve, uma barrinha de cereal ou uma fruta, devem fazer parte da mochila do ciclista que vai percorrer percursos mais longos. E remendos, colas, câmaras de ar e até pneus extras são itens obrigatórios. "Sempre levamos tudo que possamos precisar e na semana antes de pegar a estrada a bike passa por manutenção".

O grupo nunca precisou de 'carona' para voltar para casa, e Leandro admite, que se precisar pegará carona, mas destaca que "todos são teimosos" e que carona mesmo, só no último caso. "A volta é sempre difícil, porque você estará cansado. Então, o que sempre falamos é que o prazer da ida tem que compensar a volta".

Segurança

Segurança é fundamental para todos os esportes. No caso do ciclismo, sinalizador, capacete, luvas, lanterna, e todo tipo de equipamento refletivo são indispensáveis. Outro fator importante: é preciso escolher a bicicleta certa para a sua altura. "Para a altura da pessoa existe uma bike certa, isso evita problemas na coluna e no joelho".

Na rodovia também é preciso alguns cuidados, como nunca atravessar a BR sem ter certeza que não vem carro dos dois lados, cuidar nos trevos. "Mas de um modo geral, a rodovia é tranquila", afirma. "Outra coisa importante, recolhemos todo o lixo que geramos, colocamos na mochila e jogamos no lixeiro no primeiro posto que pararmos. É importante respeitar a natureza".

Para quem quiser praticar, ciclismo não é um esporte dos mais caros, aliás, o investimento é maior no começo, mas depois é só alegria e muita aventura. Leandro relatou que existem bikes profissionais de maratonistas que podem chegar a R$ 40 mil, mas que para praticar o esporte com segurança, como o grupo faz por aqui, o investimento é imensamente menor. "Com pouco mais de R$ 1 mil é possível montar uma bike legal, e que proporcione percorrer longas ou pequenas distâncias".

E aí, se empolgou e também quer se aventurar? O grupo pedala pelo menos uma hora, quatro dias por semana e está aberto a todos que quiserem participar. O telefone de contato com o Leandro é o (45) 9940-7991. "Serão todos muito bem vindos".

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira