UBS Central de São Miguel do Iguaçu atendeu mais de 1400 homens em agosto

1.263

Publicada 06 de Setembro, 2013 às 16:42

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou uma campanha de atendimento voltada aos homens de São Miguel do Iguaçu. O "Agosto Azul" forneceu exames laboratoriais, testes rápidos, consultas com agendamento e palestras, visando a integralidade da saúde masculina.

Somente na UBS Central, durante o mês foram atendidos 1.415 homens. A equipe da UBS Central também realizou 200 testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV, orientações sobre prevenção de alguns agravos, aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar.

Sempre às  sextas-feiras, o atendimento nos postos de saúde foi dedicado especialmente aos homens com mais de 50 anos. Esta foi a primeira vez que a Secretaria de Saúde fez uma mobilização para atender prioritariamente os homens do município. "Tivemos uma ótima adesão do projeto, praticamente todos os que estavam agendados na UBS Central para consultar compareceram. Isso nos incentiva a continuar promovendo ações de prevenção à saúde do homem, uma vez que eles, na maioria das vezes, procuram os serviços de saúde quando estão doentes, e acabam não se prevenindo", afirmou a enfermeira da UBS Central, Daniela Munarini, uma das responsáveis pela campanha.

Dados

Profissionais da saúde pública observaram que o número de mulheres que procuram as Unidades Básicas de Saúde da cidade é bastante significativo. Já os homens buscam atendimento somente quando já notam a existência de uma doença.

Outro dado já  comprovado é a grande incidência de câncer na população da região Oeste do Paraná que, segundo especialistas, ocorre devido a carga excessiva de agrotóxicos utilizada na lavoura e, por consequência, na mesa dos são-miguelenses. Segundo a Associação Regional em Defesa da Ecocidadania, em todo o Brasil a média anual de consumo de agrotóxico nos alimentos é de 5,1 litros por pessoa, enquanto no Paraná o número já atinge 20 litros.

"O homem é tão suscetível a ficar doente quanto às mulheres, portanto deve ter a mesma responsabilidade e nós também de levarmos orientações e oportunidades para que esta precaução aconteça," informou Maria Elisabete de Borba, secretária de Saúde.

Simone Prati - Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu