Cão morre de fome amarrado em corrente em Medianeira; outros quatro animais estão desnutridos e correm risco

Ong SOS Focinho conseguiu resgatar cadela com três filhotes, um deles está bastante ferido e todos estão em estado calamitoso

11.090

Publicada 19 de Julho, 2013 às 10:25

Compartilhar:

Cinco animaizinhos foram vítimas de maus-tratos em uma casa localizada no Bairro BNH, em Medianeira. De acordo com informações da Ong SOS Focinho um dos cães estava acorrentado e morreu de fome e sede, sem ser atendido em sua necessidade e sem a menor chance de pelo menos sair em busca de alimento. Outros quatro cães, sendo uma fêmea adulta com três filhotinhos também estavam no mesmo quintal, todos quase morrendo de fome e sede. 

A situação chegou ao conhecimento da Ong após vizinhos da residência acionarem as agentes de controle de endemias do município, por conta do forte mau-cheiro que exalava do quintal. As agentes vistoriaram o quintal e se depararam com a cena terrível e acionaram então a Ong. 

Conforme as 'socorristas' da Ong imediatamente elas se deslocaram até o endereço e resgataram a fêmea com os três filhotinhos, sendo que além da fome, um deles está com um grande ferimento na perna. O relato delas é chocante. "A mãezinha não tem leite para amamentar os filhotes, também, coitadinha, sem ter o que comer e beber como ela ia produzir leite para os filhos", relatou.

O caso foi registrado na Delegacia através de um Boletim de Ocorrência por maus-tratos. O proprietário dos animais deve responder judicialmente pelos crimes que cometeu. A mãezinha e os filhotes seguem sob cuidados.

De acordo com a legislação atual maltratar animais, domésticos ou selvagens é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605, de 13.02.98, que determina que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, prevê pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre a morte do animal.

Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; manter preso permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênico; não abrigar do sol, da chuva e do frio; deixar sem ventilação ou luz solar; não dar água e comida diariamente; negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; capturar animais silvestres; utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse e promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc, são exemplos de crimes contra os animais. 

Quem presenciar ou tomar conhecimento da prática de qualquer destes crimes contra animais deve denunciar à polícia. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira