Medianeira elabora Plano Municipal de Saneamento Básico

1.300

Publicada 17 de Maio, 2013 às 10:44

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em cumprimento à Lei 11.445, o município de Medianeira está  elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico, seguindo projeto aprovado junto ao Ministério de Saúde/Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nesta quinta-feira (16), os membros dos comitês executivo e de coordenação se reuniram para conhecer as etapas de elaboração do plano e suas atribuições.

Para realização do Plano, o município celebrou convênio com a Funasa para contratação de uma empresa especializada ? no caso, a DRZ Geotecnologia e Consultoria S/S Ltda, vencedora da licitação. Os membros dos comitês, das secretarias municipais de Planejamento, Saúde, Obras e Agricultura, farão o acompanhamento de todo trabalho.

O Plano vai abordar quatro eixos: abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos. A meta é regular e planejar a política de saneamento, visando à recuperação, conservação e preservação dos recursos naturais, universalização dos serviços, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Todos os municípios com mais de vinte mil habitantes devem elaborar o Plano de Saneamento Básico, com metas para as próximas duas décadas.

Conforme o prefeito Ricardo Endrigo, além de ser uma importante ferramenta de trabalho para o município, que vai possibilitar a identificação dos problemas na área de saneamento e a elaboração de ações e projetos nas áreas de abastecimento, saneamento, drenagem e coleta de lixo, o Plano Municipal de Saúde vai possibilitar a conquista de recursos para investimentos, já que os municípios com Planos aprovados terão prioridade na obtenção de financiamentos junto ao Ministério da Saúde.

ETAPAS

Nesta etapa, os comitês, junto com a empresa responsável pelo Plano, estão formando os grupos de trabalho e o Plano de Mobilização Social. Na próxima etapa será realizado o diagnóstico técnico-participativo, com reuniões setoriais envolvendo a comunidade, para posterior elaboração da prospectiva e do planejamento estratégico, com os programas, projetos e ações a serem implantados no município.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira