Prefeitura de São Miguel do Iguaçu presta apoio as famílias atingidas por alagamentos

1.891

Publicada 17 de Maio, 2013 às 10:36

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A chuva torrencial de aproximadamente 150 milímetros que caiu sobre São Miguel do Iguaçu durante toda a quarta-feira (15) causou alagamento e transtornos em alguns bairros da cidade. A força tarefa encabeçada pela Defesa Civil em conjunto com todas as Secretarias Municipais e Bombeiros Comunitário prestou assistência e atendimento emergencial aos moradores dos bairros Santa Catarina, Barro Branco, Jardim Social, Sagrado Coração de Jesus e Área Verde.

De acordo com o chefe da Defesa Civil e secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Antonio Klajn, até o final do dia quase todas as famílias, das cerca de 200 que tiveram suas casas alagadas, voltaram aos seus respectivos lares, uma vez que o nível da água já havia baixado e a situação estava se normalizando.

Segundo Luiz, os desabrigados haviam sido acomodados em salões comunitários e receberam toda a assistência da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (16), Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros contabilizaram os danos causados pela enchente. "Algumas famílias ainda precisam de roupas e colchões. As doações devem ser levadas ao Provopar, onde se concentra o recebimento. Além do apoio por parte da Prefeitura e órgãos competentes, os moradores que tiveram perdas também contam com a solidariedade da população", disse Luiz Klajn.

Áreas de risco - Há anos os moradores dessas áreas que são consideradas de risco convivem com os transtornos causados pelos alagamentos, quando há muita chuva. A atual Administração Municipal está buscando meios para a resolução definitiva desses problemas, principalmente com projetos de unidades habitacionais destinadas a atender as famílias que moram nesses locais.

Uma das medidas tomadas pelo prefeito Claudio Dutra foi solicitar à concessionária da BR 277 melhorias e adequações nos sistema de escoamento e drenagem de águas pluviais sob a rodovia. Um dos bairros mais que mais enfrenta problemas com as chuvas é o Barro Branco, situado ao lado da rodovia.

Outra ação preventiva, por parte da Prefeitura, foi a inclusão do município no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Apenas 13 cidades do Paraná fazem parte deste monitoramento. "Esse serviço permite a tomada de ações rápidas e preventivas, e será indispensável para termos o histórico das chuvas no município e sua previsibilidade", explicou Luiz.

Conforme o chefe da Defesa Civil, nos próximos dias o município deve receber três pluviômetros que serão instalados em pontos estratégicos da cidade.

Simone Prati - Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

Fotos: John Lenon

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano