Medianeira: Consolidando nossa região como um Polo de Saúde

2.387

Publicada 15 de Maio, 2013 às 14:19

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em Medianeira, o segmento de saúde apresentou um salto de crescimento nos últimos dez anos. Hoje, a cidade abriga um grande número de clínicas, consultórios e laboratórios; os hospitais estão cada vez mais modernos; e, na área de saúde pública, a cidade concentra o atendimento regional de especialidades.

Junto com as cidades vizinhas, atualmente Medianeira se destaca como polo microrregional em saúde. Todo mês, a cidade recebe pacientes para consultas médicas e odontológicas, exames e tratamentos, fortalecendo ainda mais o setor e alavancando o comércio em outros ramos também, como o de alimentação e vestuário, por exemplo.

O crescimento do setor rendeu, inclusive, a criação do Núcleo de Saúde Meio Oeste do Paraná, reunindo clínicas, hospitais e médicos de Medianeira e da região, encabeçado pela Associação Empresarial de Medianeira (Acime), apoiado pela Unimed Oeste do Paraná e fomentado pelo Programa Empreender, do Sebrae.

A união de clínicas, hospitais e médicos de Medianeira e dos outros onze municípios da área de abrangência da Unimed tem como objetivo fortalecer o setor, para que o seu crescimento seja sustentável e constante, trazendo benefícios para as empresas, para a região como um todo e, principalmente, para a população.

Conforme o consultor do Programa Empreender, José Roberto Mazzarella, a região possui profissionais de diversas especialidades e com excelente capacitação, bem como uma boa estrutura de diagnóstico. "O que estamos fazendo é potencializar o que existe com planejamento e integração deste importante setor", ressalta.

Através do levantamento de oportunidades e ameaças ? pontos fortes e fracos, o setor da saúde quer mostrar que está unido em busca de inovações tecnológicas, qualificação dos funcionários, ampliação da área de atuação e excelência nos serviços prestados. Pensando no bem coletivo, o Núcleo quer mostrar que está apto a referenciar a região de Medianeira como um polo onde a saúde é levada a sério em todos os níveis.

UM NOVO CICLO ECONÔMICO

A proposta do Núcleo de Saúde Meio Oeste do Paraná é ambiciosa: transformar a área em um ciclo econômico virtuoso que, junto com o setor de tecnologia e inovação, daria um novo dinamismo à economia, assim como foi com as fases do extrativismo, agricultura, agroindustrialização e, atualmente, da indústria. "Potencial não nos falta. A região do Meio Oeste tem cerca de 200 mil habitantes, que não precisam mais ir a outros centros em busca de procedimentos médicos. Já temos aqui mesmo na região a maioria das especialidades e muitos outros profissionais estão chegando para aproveitar as oportunidades que o crescimento e o fortalecimento da região estão proporcionando à classe médica", enfatiza Mazzarella.

Adepto à ideia da união como base para o fortalecimento, o médico Mauricio Garcia, otorrinolaringologista e superintendente da Unimed Oeste do Paraná, foi um dos que encabeçou a fundação do Núcleo. "Nosso objetivo é unir os médicos, hospitais e clínicas para mostrar o que Medianeira e região têm de positivo na área médica e divulgar o que a gente pode fazer aqui, como exames e cirurgias, solidificando nossa região como um polo de saúde", ressalta Dr. Mauricio.

O médico explica que a intenção é fortalecer os empreendimentos atuais e, futuramente, trazer novas especialidades e, enquanto núcleo, agregar novos profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e, também, laboratórios. "É claro que existem procedimentos que não têm demanda para serem trazidos a Medianeira, como, por exemplo, cirurgia cardíaca. Neste caso, precisaremos contar com as opões dos centros maiores", explica Dr. Mauricio, lembrando, entretanto, que a criação de um centro de oncologia em Medianeira já está nos planos do Núcleo de Saúde Meio Oeste do Paraná.

Para a solidificação do Núcleo, os profissionais envolvidos fizeram um planejamento estratégico que compreende várias etapas. Inicialmente, o grupo vai trabalhar a divulgação do que existe em Medianeira e municípios vizinhos, no que se refere à saúde, e a capacitação de todos os profissionais envolvidos, como recepcionistas, atendentes, enfermeiros e os próprios médicos, através da criação de um padrão de qualidade de atendimento.

Ao final, o objetivo maior é a humanização do atendimento, em que as pessoas estejam em primeiro plano. A grande inspiração é revestir a excelência tecnológica e operacional já disponível de atos e atitudes de prestígio às pessoas, colocando o ser humano como o maior referencial para o Núcleo de Saúde Meio Oeste do Paraná.

Fonte: Revista Guia

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira