Bombeiros vão fiscalizar condições de segurança das casas noturnas de Medianeira

2.589

Publicada 1º de Fevereiro, 2013 às 20:27

Compartilhar:

O incêndio na casa noturna Kiss, que matou mais de 230 pessoas em Santa Maria (RS), fez soar o alarme dos perigos que representam as irregularidades em locais de concentração de público. Por determinação do governador Beto Richa, todas as casas noturnas do Paraná serão fiscalizadas para prevenir que tragédias semelhantes a de Santa Maria aconteçam no Estado.

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) começou por Curitiba e, gradativamente, está sendo realizada nos municípios de grande porte até chegar a todas as cidades. Conforme o 2º Tenente Cláudio da Silva, que está respondendo pelo comando do Corpo de Bombeiros de Medianeira (2º SGB/9º GB), dentro dos próximos dias esta fiscalização também será realizada em Medianeira. 

A vistoria é realizada em conjunto pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar. Cada órgão fiscaliza os itens que é de sua competência e, se houver irregularidade, os órgãos, em conjunto, determinam se há necessidade de fechamento dos estabelecimentos. 

Antes da construção de um prédio ou de abertura de uma empresa, a prefeitura cobra a fiscalização do corpo de bombeiros para a emissão do alvará. Entretanto, após a construção ou abertura, alguns estabelecimentos efetuam mudanças que desrespeitam as regras de segurança. 

O objetivo da fiscalização, segundo Tenente Cláudio, é identificar estes problemas e cobrar a regularização por parte dos proprietários. A fiscalização vai começar pelas casas noturnas e, na sequência, será estendida aos demais estabelecimentos que tenham fluxo de pessoas, como restaurantes, bares e demais locais públicos.

Aos empresários que estão cientes de que estão irregulares, Tenente Cláudio coloca o Corpo de Bombeiros à disposição para vistoria e avaliação do que precisa ser regularizado, especialmente no sistema de prevenção, como na questão de extintores e saídas de emergência, que não podem ter nenhuma falha.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira