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O anúncio feito pelo vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, sobre a implantação do ensino tem tempo integral em 500 escolas paranaense, ou seja, ¼ das escolas existentes, já gera expectativa nos núcleos regionais de Educação da região Oeste quanto à possibilidade de implantação desse modelo. Entretanto, o critério para escolha é baseado principalmente no IDH baixo, não contemplando os municípios da região Oeste, em sua maioria, com IDHs médios.Pela proposta de Arns, a meta é garantir o ensino integral até o fim de 2014. "A Secretaria de Educação já está investindo na ampliação de atividades no contraturno escolar". O ensino em tempo integral poderá ser estendido para 300 municípios do Estado. Informações detalhadas sobre as escolas a serem contempladas ainda não foram informadas pelas autoridades, uma vez que o projeto ainda está em fase de estruturação. No Estado, 1,8 mil escolas das 2 mil já desenvolvem alguma atividade no contraturno, totalizando 350 mil alunos. Dentro desse pensamento, a intenção do Governo do Paraná é reduzir o número de alunos nas salas de aula para ofertar um ensino de qualidade.Pela proposta da Secretaria Municipal da Educação, a escolha das escolas para o direcionamento do ensino integral ocorrerá de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano classificado como baixo. Conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o IDH baixo está entre 0 e 0,49. O médio, realidade verificada em grande parte dos municípios da região Oeste, fica entre 0,50 e 0,79 e elevado, maior ou igual a 0,80. O IDH brasileiro soma 0,71, classificado como alto e ocupa a 84ª posição no ranking mundial.O IDHO Índice de Desenvolvimento Humano consiste em uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.TABELA IDH OESTEMunicípio IDH Quatro Pontes - 0,85 Entre Rios - 0,84 Maripá - 0,84 Palotina - 0,83 Marechal C. Rondon - 0,82 Toledo - 0,82 Pato Bragado - 0,82 Mercedes - 0,81 Cascavel - 0,81 Tupãssi - 0,80 N. S. Rosa - 0,80 Santa Helena - 0,79 Serranópolis - 0,79 Missal - 0,79 Foz - 0,78 Formosa - 0,78 Assis - 0,78 Cafelândia - 0,78 Céu Azul - 0,78 São Miguel - 0,77 Medianeira - 0,77 Santa Terezinha - 0,77 Guaíra - 0,77 Nova Aurora - 0,77 Corbélia - 0,76 Ouro Verde - 0,76 Terra Roxa - 0,76 Jesuítas - 0,76 Itaipulândia - 0,76 Matelândia - 0,76 Capitão - 0,75 Vera Cruz - 0,73 Santa Tereza - 0,73 São Pedro - 0,73 Guaraniaçu - 0,72 Anahy - 0,72 São José - 0,72 Ibema - 0,72 Três Barras - 0,72 Catanduvas - 0,71 Lindoeste - 0,71 Diamante do Oeste - 0,70 Braganey - 0,70 Iguatu - 0,70 Iracema - 0,70 Ramilândia - 0,69 Boa Vista - 0,69 Campo Bonito - 0,68 Diamante do Sul - 0,67Fonte: Programa das Nações Unidas para o DesenvolvimentoRedação: O Paraná
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