Missal prepara Dia D de vacinação contra a Pólio e Multivacinação para este sábado

Adesão em Missal tem sido considerada baixa em relação a expectativa. Não chega a 10% até esta quinta-feira.

1.182

Publicada 19 de Agosto, 2022 às 16:21

Compartilhar:

Neste sábado, 20 de agosto, ocorre o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação em Missal. As Unidades de Saúde do Centro, Bairro Renascer, Dom Armando, Portão Ocoí e Vista Alegre irão atender das 8h da manhã até as 14h. As campanhas estão em vigor desde o dia 08 de agosto e seguem até 09 de setembro em todo o País.

Após 30 anos de erradicação a Poliemielite tem sido novamente registrada em Moçambique, Israel, Malawi e Estados Unidos da América. Portanto, se não houver a intensificação da vacinação contra a Pólio, há o risco que a doença retorne também no Brasil.

Poliomielite

A vacina contra Poliomielite está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

A estimativa da população para vacina da Poliomielite em Missal é de 561 crianças. No entanto, a atualização desta quinta-feira, 18 de agosto, aponta que apenas 54 crianças entre 1 ano a 4 anos 11 meses 29 dias, buscaram a vacina no município. Isso representa 9,6% do público alvo, considerado muito abaixo da expectativa que é imunizar ao menos 95% desta população.

Multivacinação

Já para a multivacinação, o público-alvo é toda a população, em especial crianças a partir de 2 meses. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

"É de grande importância estar em dia com o calendário vacinal das crianças e mantê-las livres de doenças que já foram erradicadas, mas que estão voltando a circular", comentou técnica de enfermagem, Denise Ruhoff, responsável pela coordenação das atividades em Missal.

As equipes de saúde de Missal estarão disponíveis neste sábado (20) para imunizar toda a população que possui vacinas atrasadas. "Desta forma facilita para aquelas pessoas que não podem durante a semana, garantindo que o maior número possível de vacinas, sejam aplicadas", completou.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal