A importância da atuação da Vigilância Sanitária na promoção da saúde

No dia 05 de agosto sem comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

1.126

Publicada 05 de Agosto, 2022 às 14:52

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O setor de Vigilância Sanitária é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu principal objetivo é proteger e promover a saúde da população. Através de sua atuação, as equipes trabalham mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à fiscalização.

Desta forma, é possível garantir a todos os consumidores, clientes ou pacientes uma vida com mais qualidade e segurança, evitando a propagação de doenças através da manipulação inadequada de alimentos, consumo de alimentos contaminados, bem como aquisição de medicamentos irregulares e serviços de saúde e de interesse a saúde sem qualidade e habilitação profissional.

Sua atuação é frequente em ambientes, como:

- Restaurantes, lanchonetes e similares;
- Frutarias;
- Açougues;
- Indústria de alimentos;
- Farmácias e laboratórios;
- Perfumarias, cosméticos e saneantes;
- Clínicas de saúde humana e veterinária;
- Centros de estéticas e similares;
- Salões de beleza e afins;
- Creches e Escolas;

A Vigilância Sanitária desempenha um papel importantíssimo na prevenção de doenças e promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população. Atuando com responsabilidade, regulamenta as questões mais complexas sobre a produção, a distribuição e a comercialização de alimentos, medicamentos e cosméticos, além da prestação de serviços de saúde e de interesse a saúde.

A abordagem das equipes para os estabelecimentos, é de natureza orientativa para cada atividade específica, o que diferencia é o entendimento do profissional e comprometimento com o trabalho prestado.

A vigilância Sanitária orienta a todos os cidadãos para que não adquiram produtos de origem duvidosa, sejam eles tanto os de origem animal quanto cosméticos e produtos que imitem medicamentos. Também não se submetam a serviços de saúde e/ou de interesse a saúde não regulamentados perante a vigilância sanitária.

A licença sanitária é um documento que deve ser fixado em local visível ao público conforme ART.166 - LEI 13.331/2001.

Assessoria Prefeitura de Missal

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal