Medianeira recebe nesta sexta-feira (05) a primeira orquestra feminina do Brasil

715

Publicada 03 de Agosto, 2022 às 10:22

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Com obras de Vivaldi, Purcell e Telemann, Ladies Ensemble faz concerto didático dentro do Projeto Bravíssimo

O projeto Bravíssimo Concertos leva ao público a história da música Barroca com apresentações da orquestra curitibana Ladies Ensemble e a regência do maestro venezuelano Roberto Ramos.

No repertório estão obras dos compositores Antonio Vivaldi (1678-1741), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Henry Purcell (1659-1695) e a contextualização histórica feita pela professora e especialista em música Liana Justus.

O concerto didático acontece no dia 05 de agosto (sexta-feira). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br

Vivaldi e o universo feminino - Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do "Ospedalle della Pietà", instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo.

A Ladies Ensemble - Atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais ? entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o "Concerto das Rosas" ? espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

Ação Educativa - Além do concerto aberto ao público, o Bravíssimo Concertos também levará para Medianeira, atividades para alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Com a coordenação pedagógica da professora de música Liana Justus, serão realizados exercícios para despertar o interesse pela música clássica e instrumental.

Sobre o Bravíssimo - O projeto Bravíssimo teve início, em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.

MEDIANEIRA

Data: sexta-feira, 05 de agosto

Local: CPC Arandurá - Medianeira

Horário: 20h

Entrada Livre em https://www.sympla.com.br/evento/bravissimo-concertos-a-musica-barroca-medianeira/1642265

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

I9 Motors Veículos

(45) 3264-4483

(45) 99841-4755

Rua Paraguai, 1065 Centro

Gatus Comunicação Visual

(45) 9991-22440

(45) 99912-2440

Rua Alagoas, 2044

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira