Tarifas de ônibus intermunicipais têm reajuste acima dos 22% a partir de sexta (1º) no Paraná

Reajuste passa de 28% no caso de linhas metropolitanas. Segundo DER, alta do diesel e reajuste salarial para trabalhadores do setor foram principais motivos para o aumento.

1.326

Publicada 30 de Junho, 2022 às 10:13

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

As tarifas de ônibus intermunicipais vão ter alta superior a 20% nos preços no Paraná a partir desta sexta-feira (1º). O reajuste foi autorizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Conforme o órgão, a maior alta atinge as linhas metropolitanas, conforme os números abaixo:

Reajuste de 28,04% para linhas metropolitanas;
Reajuste de 22,38% para linhas rodoviárias.
 
Por nota, o DER afirmou que a alta acumulada do diesel nos últimos 12 meses foi o principal motivo da elevação das tarifas.

O órgão também apontou o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor como segundo fator de maior peso.

O reajuste é autorizado todos os anos com base em um decreto publicado em 2000 que regulamenta os serviços de transporte de passageiros intermunicipal entre as cidades paranaenses. O último havia sido nos dias 26 e 27 de novembro do último ano, quando chegaram ao fim as concessões das rodovias do

Anel de Integração do Paraná, conforme o DER-PR.

O departamento ressaltou, ainda, que o aumento não vale para as linhas de ônibus outorgadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo