Relações Internacionais: Campus Medianeira da UTFPR e UPAP celebram parceria de pesquisa científica

2.593

Publicada 30 de Junho, 2022 às 09:41

Compartilhar:

Na última quinta-feira (23), uma reunião de diretores celebrou os passos iniciais de uma parceria de Internacionalização entre o Campus Medianeira da UTFPR,  a Universade Politécnica y Artística del Paraguay - UPAP filial de Ciudad de Leste e a UNILA, que visa à promoção da pesquisa científica em doenças genéticas e reabilitação de comorbidades, desenvolvimento de projetos de extensão, oferta decursos de capacitação para docentes e discentes e oportunidade de intercâmbio para docentes e discentes entre as instituições parceiras.

A parceria nasce da idealização da professora Silvana Mendonça Lopes Valentin, docente e pesquisadora da UTFPR e estudante de Medicina da UPAP Paraguai, com a finalidade de investigar possibilidades de tratamento, alimentação e reabilitação de pacientes portadores de Atrofia Muscular Espinhal - AME, a partir do contato e observação de uma paciente-criança, diagnosticada com a doença.

Dada a relevância do tema, a professora Silvana, juntamente com a professora Alessandra Pawelec da Silva, médica geneticista atuante na UNILA e a professora Nathalia Valdés, coordenadora de Extensão Universitária da UPAP, compuseram um grupo de estudos e de pesquisa científica para intensificar a busca por resultados, capazes de atenuar as manifestações da AME.

Presentes à reunião, o Diretor-Geral do Câmpus Medianeira da UTPFR, professor Claudio Leones Bazzi e, comitiva da Facultad de Ciencias de la Salud UPAP Filial Cidade de Leste: Dra. Monica Linares, Diretora Geral; Dr. Armando Meza, Diretor; Dr. Jose Perez, Coordenador de Orientação e Bem-Estar Estudantil da Facultad de Medicina e Dr. Luis Aguilar, Assessor Jurídico.

Além destas autoridades, participaram professores e técnicos do Campus Medianeira, que atuarão na aplicação de cursos estabelecidos pela parceria: Eliane Colla, Cidmar Ortiz, Jorge Aikes Junior, Marilete Terezinha De Marco e Shiderlene Vieira de Almeida.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira