Fissura lábio-palatal: Amesfi ofertará atendimento à pessoas que necessitarem de reabilitação

24 de junho ? Dia nacional da conscientização sobre a fissura lábio-palatal

1.574

Publicada 24 de Junho, 2022 às 15:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A AMESFI- Associação Medianeirense de Surdos é reconhecida como uma Instituição polo na área da Educação Bilíngue aos Surdos de sete Municípios da Região Oeste do Paraná e nos últimos três anos tem se destacado também como uma Entidade de Excelência no atendimento na área da Saúde.

A mesma dispõe de uma Equipe Multiprofissional altamente qualificada nas áreas de fisioterapia, psicologia, serviço social e fonoaudiologia, a qual presta atendimento a toda comunidade surda. Além disso, promove, no contraturno escolar, o atendimento à crianças da Rede Municipal de Ensino de Medianeira que possuem transtorno do processamento auditivo central, bem como solicitação de exames de audiometria e imitanciometria, atendimento de avaliação, diagnóstico e protetização auditiva, adaptação de implantes cocleares, entre outros.

Estes atendimentos são realizados através da obtenção de parcerias e recursos oriundos de projetos, bem como promoções realizadas de tempos em tempos juntamente com clubes de serviços.

Diante do surgimento de inúmeros casos de crianças e adolescentes com fissura lábio-palatal, e após solicitações por parte de familiares, a AMESFI decidiu abraçar esta nova causa. Para isso, estará disponibilizando sua equipe Multiprofissional (Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Nutricionista) para atender esta nova demanda.

Inicialmente, as pessoas que residem nos sete Municípios de abrangência da Entidade, diagnosticadas com fissura lábio-palatal, interessadas em receber esses atendimentos, deverão fazer seu cadastro na AMESFI, presencialmente ou pelo Telefone/WhatsApp: (45) 3264-3643.

Documentos necessários para o cadastro: RG, CPF, Endereço e Telefone de Contato.

A AMESFI está localizada na Rua Santa Catarina, 2160, Centro, Medianeira.

Os Municípios atendidos pela AMESFI são: Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Ramilândia, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.

Pessoas desses sete Municípios podem procurar a AMESFI e realizar seu cadastro.

A AMESFI destaca que o diferencial no seu trabalho, em qualquer área que atua, é sempre prezar pela ética, humanização, respeito, atenção, empatia e boas práticas de conduta, onde a pessoa que aqui é atendida saiba que ela é única e que a Equipe de Profissionais está disposta a ajudá-la com todo o apoio, carinho e individualidade.

A seguir, algumas perguntas e respostas sobre a fissura lábio- palatal.

FISSURA LÁBIO-PALATAL
O que é?

É uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca. Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

Por que a boca do bebê não se formou completamente?
Infelizmente existem poucas respostas a essa pergunta. Numa parcela pequena, tem pessoas na família com esse tipo de problema, nesse caso ocorre o que é chamado de pré-disposição genética. Ou seja, o bebê tem uma herança familiar. Na maioria dos casos não existe esta situação familiar e a ciência procura as causas possíveis que acontecem durante a gravidez; são chamadas de causas ambientais e a melhor resposta sempre será dada por um profissional da área.

O que pode ser feito para ajudar o bebê com fissura?
O lábio pode ser reparado nos primeiros meses de vida. O céu da boca leva mais tempo. As datas exatas dessas intervenções cirúrgicas dependem do desenvolvimento do bebê e são determinadas pela equipe técnica. Haverá sempre uma avaliação do médico pediatra.

O bebê pode ser alimentado corretamente?
Alguns bebês fissurados não têm problemas com relação a alimentação, outros têm dificuldades. O uso de mamadeiras com bicos especiais ou o posicionamento do bebê na hora da alimentação pode resolver o problema. Nesses casos a mãe deve ser orientada.

Os dentes terão problemas para nascer e crescer no bebê fissurado?
Se a fissura afetar somente o lábio, provavelmente os dentes não terão problemas. Mas se a fissura atingir a gengiva, onde os dentes nascem e crescem, o bebê necessitará de cuidados com profissionais especialistas.

O bebê terá problemas para aprender a falar?
Nesse caso também haverá diferenças. Se a fissura atingir somente o lábio é improvável que haja problemas de fala. Entretanto se chegar até o céu da boca, além das cirurgias corretivas, haverá necessidade de tratamento fonoaudiológico.

O bebê terá retardamento mental?
Não. Não há nenhuma relação entre a fissura e o desenvolvimento mental da criança. Poderá haver algumas dificuldades de comunicação levadas pela fala ou problemas auditivos. O ingresso na escola é fundamental e se surgirem problemas, os serviços especializados de uma Equipe Multiprofissional darão respostas aos pais e professores.

Qual a idade para iniciar o tratamento?
Não existe idade pré-definida. A idade ideal é logo após o nascimento por causa do relacionamento humano do paciente com o seu meio social.

Algumas dicas:
Muitas vezes, a fissura prejudica a capacidade de comunicação do fissurado, sendo confundida erroneamente com algum tipo de dificuldade mental. O fissurado tem uma capacidade mental normal. Por isso ele deve ser tratado de maneira adequada e com respeito. O tratamento da fissura deve começar o quanto antes. A partir do 1º mês de vida já tem início o processo de avaliação e preparação do recém-nascido para a cirurgia que, geralmente, ocorre aos seis meses de vida. Os pacientes adultos também passam pelo mesmo processo clínico, porém, há uma preocupação maior com a readaptação do indivíduo à sociedade.

Fonte:
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira