Por que o trabalho remoto é o futuro

636

Publicada 17 de Junho, 2022 às 08:29

Compartilhar:

O trabalho é uma das principais atividades humanas, talvez a principal. Graças ao trabalho conquistamos o patamar de um grupo social extremamente desenvolvido e organizado. Foi o trabalho que nos diferenciou dos outros animais e foi por conta dele que conseguimos construir as grandes cidades e as invenções que nos levaram a outro patamar social.

Desde que os homens vivem em grupos, o trabalho é uma atividade essencial para criar o conceito de comunidade. Cada um sempre teve sua função, como podemos denominar o trabalho da época, mas todos tinham alguma atividade importante para ser exercida. Hoje, funciona da mesma forma, com a diferença que somos remunerados para isso.

Com o dinheiro que recebemos por comprar o que quisermos, apostar em cassino GG.Bet ou fazer qualquer outra coisa. O interessante é que ganhamos o que ganhamos através do trabalho que realizamos. Claro que há um grupo de pessoas que não precisam trabalhar porque outras pessoas fazem o trabalho por elas, mas isso não vem ao caso.

Todo ser humano que não nasceu rico ou herdeiro de uma grande fortuna, precisa trabalhar para conquistar o que tem ou o que quer. Em uma sociedade como a nossa, o trabalho ganha contornos de ciência e compreender como melhorar a produtividade e as condições de trabalho dos trabalhadores ao redor do mundo é um debate extremamente aquecido.

Trabalho remoto x trabalho presencial

Após debatermos uma série de questões trabalhistas nas últimas décadas, estamos de volta ao debate sobre o trabalho, agora sobre um viés mais tecnológico. Esse é o debate sobre as novas formas possibilitadas pelos computadores e celulares. Muitas empresas estão relutantes em aceitar a tecnologia como ferramenta de facilitação da vida do trabalhador.

Essa dificuldade de compreender as novas possibilidades trazidas pelas novas tecnologias é um dos pontos centrais dos debates entre trabalho remoto ou trabalho presencial. Até pouco tempo atrás, poucas pessoas discutiam a necessidade de se trabalhar de casa, sem precisar se deslocar grandes distâncias todos os dias para chegar aos escritórios e sedes das empresas.

Tudo isso mudou com a pandemia do coronavírus e a necessidade de manter as pessoas afastadas, para diminuir os níveis de contágio e conseguir controlar um vírus mortal que ameaça a humanidade. Com essas novas necessidades, as empresas e escritórios viram na possibilidade do trabalho remoto uma forma de manter as atividades sem colocar os funcionários em risco.

Foi dessa situação que surgiu ? na verdade se popularizou, pois, esse debate já existia ? a política do trabalho remoto, ou trabalho a distância também conhecido como home office em alguns países como o Brasil. Diante dessa nova política, milhares de pessoas que antes desconheciam o prazer de trabalhar em casa, mergulharam nesse mundo de cabeça.

Trabalho remoto já é uma realidade

Em muitos países, principalmente os mais desenvolvidos, o trabalho remoto é uma grata realidade há alguns anos. Esse debate sobre as novas formas de trabalho já tem um corpo maior nesses países e está chegando só agora em países como o Brasil. Trabalhar de casa ou de qualquer lugar, apenas com um computador ligado a internet, é o desejo do momento.

As pessoas não querem mais perder centenas de horas se deslocando da casa para o trabalho todos os dias, durante anos, apenas para exercer as mesmas funções que poderia exercer de dentro da sua casa, sem precisar sair. Além da facilidade, o trabalho remoto permite um maior contato entre as famílias, aproximação entre pais e filhos, entre outras vantagens inegáveis.

Com a mente mais descansada, os trabalhadores remotos se tornam mais produtivos, conseguem trabalhar mais e entregar com mais eficiência. As vantagens de se trabalhar remoto já estão sendo observadas por grandes empresas de tecnologia que estão investindo cada vez mais nesse modelo de trabalho.

Comece com o híbrido

Claro que tem muita gente, principalmente trabalhadores, que ainda não se acostumaram com as novas formas de trabalho. Muitos, inclusive, moram com os pais ou outras pessoas e trabalhar em casa pode se tornar uma grande dificuldade. Entretanto, há alternativa para isso. Trabalhar no sistema híbrido é uma dessas formas de se salvar dessa situação.

Alguns dias no escritório, alguns dias em casa. Esse é o modelo adotado por muitas empresas para iniciar a transição entre o trabalho totalmente presencial e o trabalho totalmente remoto, de qualquer lugar. Além disso, muitas empresas e escritórios também têm investido em centros de convivência ou contratando espaços de cowork para manter a interação entre seus funcionários.

Assim, quem quiser ir trabalhar presencialmente, pode ficar à vontade para ir aos centros de trabalhos e espaços de cowork alugados ou construídos pelas empresas. Desse modo, o trabalhador mantém o contato e o diálogo entre os seus pares, algo um muito mais raro e difícil com o trabalho remoto dos dias atuais.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Odontologia Integrada Dra. Marcia Bampi

(45) 3264-4491

(45) 99996-8787

Rua Para, 1831

Instituto Mix

(45) 3264-6608

(45) 99978-0748

Av. Brasília, 1439 Sala 01 Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo