Esponja de cozinha pode não ser o jeito mais higiênico de lavar a louça, diz estudo

Pesquisa avaliou a quantidade de agentes patogênicos nos utensílios de limpeza; escovas podem ser uma alternativa

1.735

Publicada 08 de Junho, 2022 às 11:37

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Esponjas de cozinha abrigam mais bactérias do que escovas de cozinha, o que pode ser uma maneira mais higiênica de limpar seus pratos, de acordo com pesquisadores na Noruega.

"A salmonela e outras bactérias crescem e sobrevivem melhor em esponjas do que em escovas, a razão é que as esponjas de uso diário nunca secam", disse Trond Møretrø, pesquisador do Nofima, um instituto norueguês de pesquisa de alimentos.
 
"Uma única esponja pode abrigar um número maior de bactérias do que pessoas na Terra", disse Møretrø, autor de um novo estudo, publicado online no Journal of Applied Microbiology.
 
Embora muitas bactérias não sejam prejudiciais, aquelas que são ? como a salmonela ? podem se espalhar de esponjas para mãos, superfícies de cozinha e equipamentos e potencialmente deixar as pessoas doentes, disse ele.
 
"A esponja é úmida e acumula resíduos de alimentos que também servem de alimento para bactérias, levando ao rápido crescimento delas."

O que mais surpreendeu os pesquisadores sobre as descobertas foi que realmente não importava como as pessoas limpavam suas esponjas ou com que frequência.

"A forma como os consumidores usavam suas esponjas não importava muito em relação ao crescimento de bactérias. É muito difícil para os consumidores evitar o crescimento bacteriano nas esponjas, a menos que elas sejam substituídas diariamente", disse Møretrø.

 
A pesquisa sobre as esponjas e escovas usadas ??se baseia em um estudo de laboratório publicado no ano passado pela mesma equipe de pesquisadores, que descobriu que bactérias nocivas sobreviveram melhor em esponjas do que em escovas.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que as esponjas de cozinha no microondas ou fervidas podem reduzir "algum da carga bacteriana", no entanto, essas medidas por si só não são adequadas para garantir que sua esponja reduza a contaminação cruzada. É aconselhável comprar novas com frequência.

A pesquisa fez parte de um projeto apoiado pela União Europeia sobre segurança alimentar.

Esponja vs. escova

Pesquisadores recolheram esponjas de cozinha de 20 pessoas que vivem em Portugal e 35 escovas e 14 esponjas de pessoas que vivem na Noruega.

Um levantamento anterior com 9.966 pessoas, feito pela equipe de pesquisa, descobriu que as esponjas eram comumente usadas para limpar cozinhas na maioria dos 10 países europeus, com escovas o utensílio de limpeza dominante para lavar louça em apenas dois países ? Noruega e Dinamarca.

As esponjas eram todas usadas para lavar louça ? esfregar panelas e frigideiras, e 19 das 20 esponjas de Portugal eram usadas cinco a seis vezes por semana ou mais. Das escovas coletadas na Noruega, 32 de 35 foram usadas de cinco a seis vezes por semana ou mais. As esponjas coletadas na Noruega foram usadas com menos frequência.

Nenhuma bactéria patogênica (que causa doenças) foi encontrada nas escovas ou nas esponjas. No entanto, os níveis gerais de bactérias foram menores nas escovas usadas do que nas esponjas. Tipos semelhantes de bactérias não patogênicas foram encontrados nos dois utensílios de limpeza.

Quando os pesquisadores adicionaram a bactéria salmonela às escovas e esponjas, eles encontraram uma redução significativa no número de salmonelas nas escovas deixadas secar durante a noite. Mas não houve redução para escovas armazenadas em saco plástico ou para esponjas independentemente das condições de armazenamento.

Os donos das esponjas e escovas compartilharam por quanto tempo eles normalmente usavam o utensílio e como mantinham eles limpos ? enxaguando com água, lavando com água e sabão, colocando-os na máquina de lavar louça ou alvejando.

No entanto, nenhuma dessas coisas fez uma diferença considerável ? algo que surpreendeu os pesquisadores. A principal conclusão do estudo foi que as escovas, que secam entre o uso, têm um número menor de bactérias.

"Como a escova seca muito rápido, as bactérias nocivas morrem. Além disso, a maioria das escovas tem uma alça que impede o contato direto das mãos com bactérias potencialmente nocivas, ao contrário das esponjas", disse ele.

"Eu encorajo os consumidores a experimentarem uma escova na próxima vez que precisarem substituir sua esponja."

O que fazer

Enquanto os autores do estudo recomendaram as cerdas de uma escova sobre o esmagamento de uma esponja, Cath Rees, professora de microbiologia da Universidade de Nottingham que não esteve envolvida na pesquisa, disse que continuaria usando uma esponja para lavar a louça. Para ela, a principal conclusão foi que secar esponjas e panos de prato entre os usos era uma boa ideia.

"A principal mensagem que recebo é que eles não encontraram nenhuma evidência de bactérias patogênicas nas esponjas ou escovas retiradas de uma variedade de ambientes domésticos e, portanto, não há evidências de que esses itens sejam uma fonte significativa de contaminação em ambientes domésticos normais". disse Reis.

"Se houvesse alguns níveis baixos de patógenos deixados em seu tecido, eles cresceriam muito lentamente (eles crescem de maneira ideal à temperatura corporal), então você não esperaria ver muito crescimento deles, e isso correspondeu aos resultados ? em em condições úmidas houve algum crescimento limitado, em condições de secagem os números permaneceram os mesmos ou diminuíram", explicou ela.

Markus Egert, microbiologista da Universidade Furtwangen, na Alemanha, que realizou pesquisas semelhantes, disse que já usava escovas para lavar a louça, que lavava na máquina de lavar louça. Se as pessoas preferissem uma esponja, Egert, que não estava envolvido neste estudo, recomenda usar uma nova a cada duas ou três semanas.

"As escovas são a melhor escolha para limpar a louça, do ponto de vista higiênico. Isso pode ter sido previsto antes, mas os autores provam isso com alguns experimentos interessantes. No entanto, com base na minha experiência, as pessoas adoram usar esponjas."

Fonte: CNN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo