Medianeira realiza semana de campanha ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste dia 18 de maio, Rotary Medianeira convida a todos a apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha

1.632

Publicada 16 de Maio, 2022 às 11:17

Compartilhar:

Durante o mês de maio em Medianeira são realizadas diversas atividades e ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - 18 de Maio, as ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência

Especializada de Assistência Social - CREAS, em parceria com o Rotary Club Medianeira.
E para marcar o início das ações será realizado na Praça Ângelo Darolt e no pátio do Paço Municipal o "plantio" das flores símbolo da campanha, onde toda a comunidade está convidada para fazer parte desse momento.

A Campanha de 18 de Maio "Faça Bonito" é realizada anualmente em Medianeira, sendo uma conquista Nacional que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O Município de Medianeira, através da Secretaria de Assistência Social, sempre realizou atividades no mês de maio em alusão há esse dia, porém as ações foram intensificas com a instituição da Lei nº 492 de 16 de julho de 2015 que instituiu a "Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes,"

O Município de Medianeira realiza diferentes atividades durante o ano todo com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade, bem como estimular e encorajar as pessoas a denunciarem as situações de violência.

A primeira atividade foi realizada ainda no mês de março/2022 de capacitação de todos os professores e demais servidores da rede municipal de ensino, além de profissionais da política da assistência social governamental e não governamental através do Instituto Inocência acerca da importância do diálogo diário sobre a prevenção ao abuso sexual infantil.

Continuando com a programação no dia 18 de maio a partir das 8h30 na praça Ângelo Darolt será realizada a panfletagem e adesivagem acerca da campanha.

Ainda no dia 18 de maio às 19h30 no CPC Arandurá será realizado a palestra com o Instituto Inocência direcionado a toda a comunidade medianeirense sobre a importância do diálogo diário com os filhos (crianças e adolescentes) acerca da prevenção ao abuso sexual, será abordado as diversas formas que os pais e responsáveis podem conversar com seus filhos sobre do assunto.

No dia 20 de maio (sexta feira) serão realizadas 6 sessões de teatro para o público infantil na idade de 4 a 10 anos, direcionado aos alunos da rede municipal e particular de ensino, sendo uma releitura do Mágico de Oz "O encantado mundo dos tijolos amarelos" apresentado pelo Instituto Inocência. As sessões das 10 horas e das 16 horas serão abertas ao público em geral.

Dentro da programação as escolas municipais e as entidades socioassistenciais realizarão atividades com os alunos e as crianças e adolescentes atendidos abordando acerca do Abuso Sexual Infantil, de acordo com cada faixa etária.

No site da prefeitura e nas redes sociais serão divulgados diversos materiais e vídeos sobre a campanha, ajude a compartilhar e divulgar.

A proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Fonte: Prefeitura Municipal de Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira