Ainda precisamos de novas vacinas contra a Covid-19? Artigo responde

Será necessário? Este artigo responde.

1.658

Publicada 06 de Maio, 2022 às 09:51

Compartilhar:

Não é novidade para ninguém que diversos lugares do mundo estão passando pela flexibilização de regras da pandemia de Covid-19 e, com isso, uma pergunta muito comum pode surgir na cabeça da população: ainda precisamos de novas vacinas contra a Covid-19?  

Um artigo publicado pelo The New England Journal of Medicine aponta que sim, novas vacinas continuam sendo necessárias. Apesar das vacinas atuais serem completamente seguras e eficazes, é preciso olhar para essa questão de uma maneira mais ampla. 

Segundo o estudo, atualmente, existem cerca de 344 candidatos a vacina contra a Covid-19 que estão em fase de testes ou desenvolvimento. Apenas 31 destes produtos já estão em uso em larga escala após aprovação condicional por autoridades reguladoras nacionais ou sob a Lista de Uso de Emergência da Agência Mundial da Saúde (OMS).  

Entre as vacinas em uso, existem diferentes tecnologias aplicadas, como RNA mensageiro, vetor viral, vírus inteiro inativado e outros. Todas visam ajudar no controle da pandemia, mas existem diferentes vantagens e desvantagens. 

É necessário olhar para fatores diversos, como os países onde essas vacinas serão aplicadas, o que envolve densidade populacional, faixa etária, etc. Os estudos de fase três, aqueles aplicados em humanos, também avaliam esse tipo de coisa que vai além da segurança e eficácia do imunizante.  

Além disso, as vacinas devem continuar se renovando, aprimorando sua capacidade de reação a diferentes tipos de variantes da Covid-19 e até mesmo uma proteção mais longa contra a doença.  

Fonte: Olhar Digital

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo