OncoMedi: A importância da alimentação na quimioterapia

Entenda mais sobre a atenção redobrada com a alimentação no processo da quimioterapia.

3.118

Publicada 26 de Abril, 2022 às 09:17

Compartilhar:

Uma alimentação saudável é crucial para manter nosso corpo e psicológico sempre alinhados e fortes. E para quem está em tratamento de quimioterapia, deve-se ter mais atenção ainda.

Junto com esse cuidado, é comum os pacientes terem muitas dúvidas sobre o que se pode comer, e o que não deve.

O Doutor Fernando Luiz Motter, vem nesse especial da OncoMedi, esclarecer essas e muitas outras questões sobre o tema.

Isto porque o tratamento pode causar efeitos colaterais como enjoo, boca seca, feridas na boca e até perda de apetite. Mas não é por causa deles que vamos parar de comer.

Muito pelo contrário. Isso porque, quem come melhor tem mais capacidade de vencer os tais efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, as sessões de quimioterapia.

É a comida saudável que nos ajuda a manter a disposição, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir os prejudicados pela quimio.

O excesso de sal, açúcar deve ser evitado. Por isso, evite alimentos ultraprocessados como biscoitos doces e salgados, refrigerantes e salgadinhos.

Muitos alimentos que também são saudáveis, como as frutas acidas devem ser evitados, pois esse ácido pode causar vômitos e desconforto ao paciente.

É importante ressaltar que nenhum alimento de fato é proibido, tudo deve ser consumido com moderação, sem exageros. A não ser o álcool, que é recomendável ser evitado o máximo possível.

Por isso invista na hidratação, e alimentos saudáveis que irão ajudar neste processo, principalmente antes e depois das sessões de quimio.

Confira mais sobre o assunto no vídeo!

Com uma equipe multidisciplinar e especializada no combate ao Câncer, a OncoMedi une tecnologia e ciência a favor da prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado e modernizado.

Tudo isso com acolhimento, rapidez, proximidade, e facilidade para o paciente e sua família em todo o processo de cura.

Endereço: Avenida Brasil, 2667 - Sala 15 - Centro.

Telefone: (45) 3240-2671/ (45) 99154-3264

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira