OncoMedi: Vômitos induzidos por quimioterapia

O Dr. Fernando Luiz Motter (CRM/PR 22436) explica o que são esses efeitos colaterais e como podem ser tratados.

1.355

Publicada 29 de Março, 2022 às 11:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Uma das queixas mais recorrentes dos pacientes que estão passando pelo tratamento de quimioterapia, são as náuseas e vômitos. Além de desconfortáveis, podem dificultar a execução de tarefas diárias e até a alimentação.

Os quimioterápicos geralmente causam irritação na parede do estômago e do intestino, causando náusea e vômito. Estes medicamentos também podem atuar diretamente sobre o sistema nervoso, no centro do controle de vômito.
Contudo, há vários medicamentos que podem ser administrados para evitar o desconforto, que são recomendados pelo oncologista. Um desses medicamentos, é o corticoide.

Ele atua de várias maneiras, uma delas é diminuir a produção de opioides endógenos, que são pequenas proteínas produzidas pelo nosso próprio corpo e podem causar vômitos.

Além dessa forma de ação, ele também atua diminuindo os movimentos parassimpáticos, que são os estímulos que causam o vômito. E também diminuindo as substâncias inflamatórias como as prostaglandinas.

Outras drogas utilizadas para evitar o incômodo, são as relacionadas a peristalse. Elas estimulam nosso estômago e intestino, a se esvaziar e empurrar o alimento.

No trato gastrointestinal, a serotonina pode estimular o retorno dos alimentos. Quando bloqueamos os receptores de serotonina neste local, temos como efeito uma diminuição das náuseas, enjôos ou vômitos. Drogas utilizadas neste sentido ajudam muito a abrandar os eventos adversos de pacientes em quimioterapia.

Mas quando ela está no intestino, pode fazer estímulos de retorno do alimento, então quando esses receptores de serotonina, quando cortados, fazem diminuir os vômitos.

Os calmantes também são uma alternativa, já que eles agem na dopamina, evitando a sensação e formação das náuseas e vômitos.

São esses e diversos outros meios que podem ajudar tornando a quimioterapia mais mais confortável e com qualidade de vida. Confira mais sobre o assunto no vídeo.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada no combate ao Câncer, a OncoMedi une tecnologia e ciência a favor da prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado e modernizado.

Tudo isso com acolhimento, rapidez, proximidade, e facilidade para o paciente e sua família em todo o processo de cura.

Endereço: Avenida Brasil, 2667 - Sala 15 - Centro

Telefone: (45) 3240-2671 / WhatsApp: (45) 3189-0363

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Releve

(45) 3264-0287

Av. Brasilia, 1645 Centro

Panificadora e Confeitaria Empório

(45) 3240-2675

(45) 99979-5041

Rua Argentina, 1565

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira