Lar Cooperativa: Plantio de árvores e proteção de nascentes marcam o Dia Mundial da Água

1.816

Publicada 24 de Março, 2022 às 11:09

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Lar Cooperativa promoveu evento em comemoração ao Dia Mundial da Água na tarde de segunda-feira (22) em Linha Navegantes, Santa Helena.

O encontro foi prestigiado pelo diretor 1º vice-presidente da Lar, Lauro Soethe, vice-prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskim, e demais lideranças do município e da cooperativa. A sensibilização sobre a importância de preservar a água foi direcionada aos alunos da Escola Municipal Pedro Alvares Cabral do Distrito de São Roque.

Na propriedade do associado da Lar e avicultor, Cleber Hippler, o grupo se reuniu para comemorar o Dia da Água em uma nascente revitalizada, sendo uma das mais de 150 já recuperadas pelo programa da Lar Cooperativa.

"Ao longo dos anos a Cooperativa criou esse Programa Prioridade Ambiental, são várias faces que direcionam os trabalhos e uma delas é a água. Assim montamos uma estrutura de apoio principalmente para os nossos associados, para que identifiquem nascentes em suas propriedades que foram assoreadas, pisoteadas pelo gado e foram sumindo.

Com esse programa o agricultor vai se conscientizando e também reconhecendo a necessidade da água para as suas atividades", relatou Lauro Soethe ao mencionar que após revitalizada uma nascente pode melhorar, em dois anos, de 30 a 300% sua disponibilidade hídrica. O programa da Lar segue expandindo, em 2022 serão mais 55 nascentes revitalizadas.

Os participantes também plantaram mudas nativas no entorno da nascente recuperada, foram escolhidas as espécies que melhor se adaptam nesse tipo de ambiente, garantido que elas consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região, sendo assim  plantadas: pata de vaca, açoita cavalo, canela, guajuvira, ipê, cereja, araça, araça vermelho.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira