Águas das Praias artificiais da Costa Oeste estão próprias para banho

Os dados foram apontados no 4º boletim de Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 14 de janeiro, pelo Instituto Água e Terra (IAT)

4.480

Publicada 14 de Janeiro, 2022 às 15:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

De acordo com informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias (AEN), o 4º boletim de balneabilidade do Estado do Paraná divulgado nesta sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, pelo Instituto Água e Terra (IAT), aponta que a água das praias artificiais do Lago de Itaipu, na Costa Oeste do Estado, está própria para banho. Entre os municípios que recebem a análise está o Terminal Turístico e Vila Natal em Missal.

Cada ponto monitorado possui uma bandeira que indica os locais próprios ou impróprios para banho. O monitoramento do IAT é feito há mais de 30 anos durante a temporada de verão, período de maior fluxo de veranistas. Nesta temporada, serão divulgados 11 boletins até a semana do feriado de Carnaval.

A análise laboratorial é feita de acordo com o preconizado pela Resolução Conama nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.

A primeira indica que é seguro fazer atividades de contato primário, tais como natação e mergulho, por exemplo, e a segunda classificação indica que há uma maior probabilidade de que este contato possa acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.

COMO SABER - Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas "Monitoramento" e Balneabilidade". Também é possível baixar o APP chamado "Balneabilidade Estado do Paraná" e acessar as informações do celular.

Com informações da AEN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal