OncoMedi: Novembro Azul, mês de prevenção e cuidado da saúde do homem

No mês de conscientização do câncer de próstata o Dr. Fernando Luiz Motter (CRM/PR 22436) fala sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

1.836

Publicada 19 de Novembro, 2021 às 08:29

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um dos tipos de câncer mais comuns que podem afetar a saúde do homem é o de próstata. Sendo responsável por mais de 30% dos óbitos de pacientes do sexo masculino, todo ano.

Os homens não têm o hábito de procurar atendimento profissional quando não estão doentes e, no caso do câncer de próstata, a prevenção é fundamental.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, que tem como função principal, produzir o sêmen.

Essa glândula, pode se inflamar de forma benigna também, quando há um aumento anormal da próstata, a hiperplasia prostática benigna.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são bem parecidos com o de câncer de próstata, por isso é muito indicado que o homem vá se consultar, principalmente quando há um histórico familiar da doença, ou quando já está em uma idade próxima aos 50 anos, sem histórico familiar.

A próstata crescida ou inflamada, é o aumento do tamanho da próstata, mas sem a presença de câncer, ela acaba dificultando a passagem da urina pela uretra, ocasionando dores, ardência ou uma urge-incontinência (perda involuntária de urina).

O Doutor salienta que não é recomendado esperar os sintomas aparecerem, pois, o câncer de próstata tem sinais muito parecidos com a hiperplasia prostática.

Para o diagnóstico do câncer de próstata, alguns exames são essenciais: a dosagem do PSA no sangue, o toque retal e mais recentemente a ressonância magnética, que auxilia na biópsia, tendo assim uma amostra mais fidedigna e um diagnóstico mais preciso.

Como a doença não tem sintomas mais aparentes, os testes são a única forma de detectar um possível tumor maligno.

Sendo importante lembrar que o câncer de próstata tem grandes chances de cura quando identificado logo no início.

Confira mais no vídeo sobre o assunto.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada no combate ao Câncer, a OncoMedi une tecnologia e ciência a favor da prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado e modernizado.

Tudo isso com acolhimento, rapidez, proximidade, e facilidade para o paciente e sua família em todo o processo de cura.

Endereço: Avenida Brasil, 2667 - Sala 15 - Centro.

Telefone: (45) 3240-2671/ (45) 99154-3264

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira