Banda da Polícia Militar realiza apresentação em Medianeira

2.534

Publicada 17 de Novembro, 2021 às 10:00

Compartilhar:

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou no último dia 12, uma apresentação no CPC Arandurá.

O concerto era aberto a toda a comunidade, que para participar doou 1 kg de alimento não perecível como convite.

Os alimentos arrecadados com o evento serão doados para entidades assistenciais de Medianeira.

A Banda

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná é uma instituição de representação da Corporação. No dia 12 de março de 1857, o presidente do Governo da Província do Paraná, Zacarias de Goes e Vasconcelos, assinou a Lei de n° 30 que autorizava o tesouro da Província dispensar verbas para a criação de uma banda de música na Capital, que deveria ficar adida à Companhia da Força Policial. No dia 4 de julho do mesmo ano, o Ato 86 criou a Banda de Música da Companhia da Força Policial, que nessa época era a única organização musical oficializada no Paraná, efetivamente se constituindo em 07 de setembro de 1861, ao realizar sua primeira apresentação pública, e a partir daí participando ativamente das solenidades militares, das festas religiosas e civis da comunidade.

Seu primeiro Maestro foi o músico Bento Antônio de Menezes; o qual permaneceu na função por 23 anos. Em 1865, por ocasião da Guerra do Paraguai, o maestro Menezes viajou ao Estado do Rio de Janeiro acompanhando uma força destinada ao Paraguai, sendo que 8 músicos foram incorporados nas fileiras da Companhia da Força Policial. Destaque para o músico Clarimundo José da Silva, que seguiu para as linhas de combate como soldado corneteiro, participando das campanhas na linha de frente culminando com a chegada à capital do país vizinho.

Atualmente a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná, está dentre as melhores do país, requisitada para grandes eventos e apresentando-se em grandes teatros, é uma das mais aplaudidas da atualidade. Com um vasto repertório que vai das clássicas à atualidade e possuindo no seu corpo os mais variados talentos musicais, encanta com sua musicalidade e energia contagiantes.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira