ALERTA: Morador de Matelândia cai em golpe ao comprar veículo de anúncio na internet

9.341

Publicada 1º de Outubro, 2021 às 15:52

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Os alertas das autoridades e as inúmeras notícias divulgadas na imprensa, não são suficientes para evitar que pessoas caiam na lábia de golpistas. Nesta sexta-feira (01), a Polícia Militar de Matelândia registrou mais uma ocorrência onde uma pessoa foi vítima do golpe da venda de carro pela internet, no Marketplace do Facebook.

De acordo com a PM, a vítima viu o anúncio do carro e entrou em contato com o suposto dono, o qual informou um número de CNPJ de uma empresa, dizendo que trabalhava lá, como demonstração de boa fé, fazendo a vítima acreditar na história contada pelo vendedor do veículo.

Ao seguir com a negociação para compra do veículo, a vítima acabou transferindo o dinheiro para a conta de uma terceira pessoa (do golpista), porém o verdadeiro dono do carro não recebeu o dinheiro e não fez a transferência da documentação. Após a vítima ter enviado o dinheiro para a conta do suposto vendedor (do golpista), o mesmo bloqueou a vítima no aplicativo do whatsapp.

COMO FUNCIONA O GOLPE

Clonagem de anúncios - Esse golpe não é novo e nem incomum. O estelionatário pega as fotos verdadeiras e cria um novo anúncio com valor menor, que acaba fisgando reais interessados. Ele então se passa pelo proprietário e negocia a venda normalmente.

Com o negócio acertado, o estelionatário entra em contato com o verdadeiro anunciante, com quem faz uma nova negociação.

Geralmente é no dia de concluir o negócio que o golpista diz que enviará outra pessoa em seu lugar, a quem o carro deverá ser transferido no cartório. Em um golpe como esse, a pessoa que realmente está interessada no veículo também é vítima. A ela, o estelionatário diz que quem mostrará o carro é um amigo e recomenda que não fale sobre o pagamento.

Na hora do pagamento, o interessado transfere o dinheiro ao golpista, que por sua vez envia o comprovante de depósito com valor adulterado ao real vendedor do carro. E o vendedor, que já estava avisado que o carro ficaria em nome do "amigo", assina o documento de compra e venda no nome de quem transferiu o dinheiro ao golpista.

Confira algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe:

-Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;

-Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;

-Caso o vendedor diga que o carro está em nome de outra pessoa, peça para falar pessoalmente com o verdadeiro dono. E o principal, caso negocie a compra, SOMENTE transfira dinheiro para a conta do verdadeiro dono, nunca para terceiros;

-Se a negociação envolver uma terceira pessoa, peça para se encontrar com ambos ao mesmo tempo. Mas lembre-se, a terceira pessoa também pode estar envolvida no golpe, então muito cuidado;

-Peça para ver o documento do veículo e do dono, para se certificar que quem está negociando seja o verdadeiro proprietário;

-Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo;

-Desconfie de histórias como a de que o vendedor está comprando o carro para pagar uma dívida ao amigo, ou qualquer outra história que envolva pagamento à terceiros, que não seja o verdadeiro dono.

-Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;

-Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;

-Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;

-Faça uma revisão com um mecânico de confiança, ou com empresa especializada em perícia veicular, antes de efetuar o pagamento;

E para quem está vendendo seu veículo, ficam também algumas dicas: não negocie com intermediários, e fique atento a atitudes estranhas; verifique se o pagamento realmente caiu na sua conta bancária antes de assinar e entregar documento e chaves.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia