Problemas psicológicos têm levado pessoas a procurar ajuda de profissionais especializados

Cresce o número de pacientes que buscam terapeutas para prevenção e tratamento dos sintomas de depressão, ansiedade, medo, dificuldades nos relacionamentos familiares, além do estresse do dia a dia. O reflexo desta grande demanda já está sendo percebido em clínicas no bairro da Vila Mariana

2.661

Publicada 23 de Setembro, 2021 às 17:10

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A crescente necessidade de cuidados com a saúde mental, principalmente após o início da pandemia da Covid-19, tem levado cada vez mais pessoas a buscar ajuda especializada. No caso, o acompanhamento de um psicólogo para prevenção e tratamento relacionados à saúde mental.

O mercado dispõe de diferentes tipos de abordagem no tratamento psicológico. Selecionar o terapeuta mais adequado para cada contexto é fundamental para obter o melhor resultado possível.

Escolher um bom profissional é essencial, e isso se faz, primeiro, encontrando alguém que desperte empatia, com o paciente sentindo-se à vontade para ser acolhido e ouvido. Além disso, o profissional deve ter uma boa formação acadêmica e experiência relevante na área clínica.

Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3 em cada 10 brasileiros sofrem de ansiedade ou depressão. Buscar tratamento com profissionais que passem confiabilidade certamente fará grande diferença.

O reflexo do crescimento da demanda por esta especialidade já está sendo percebido por todo o Brasil, e na cidade de São Paulo o bairro da Vila Mariana tem se destacado pela abertura de cada vez mais de clínicas. Muitos moradores e frequentadores da região têm realizado buscas em guias médicos digitais e mídias do bairro por termos como "psicólogo Vila Mariana" e "psicólogo on line", com o objetivo de localizar profissionais próximos ou que ofereçam o atendimento remoto, principalmente desde o início da pandemia.

A terapia ajuda no tratamento de pessoas que sentem diversos tipos de sintomas, como sensação esmagadora e prolongada de impotência e tristeza; sentimento de que os problemas não parecem melhorar, apesar de todos os esforços; incapacidade de contratação para o cumprimento de tarefas; excessiva preocupação; ações que possam prejudicar a própria pessoa, familiares, conhecidos e estranhos.

Os psicólogos também ajudam a buscar a resolução de problemas com casamento e relacionamentos, questões familiares, perda de um emprego, morte de um ente querido, estresse, burnout e até abuso e dependência de substâncias, além de esquizofrenia, depressão, bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e ansiedade.

O tratamento psicológico é realizado de acordo com o perfil de cada pessoa, seja criança, adulto ou idosos, podendo ter efetividade segundo o andamento de cada terapia. A eficiência de cada tratamento segue de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos profissionais.

Durante a terapia, paciente e psicólogo analisam os resultados e podem, de comum acordo, continuar ou suspender o tratamento. O alívio para os problemas do paciente deve ser a busca principal de ambos.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo