Experiências exitosas para Agricultura e Meio Ambiente servem de base para implementação em municípios

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal participou do Encontro Paranaense de secretários que ocorreu em Curitiba nos dias 15, 16 e 17 de setembro

2.232

Publicada 21 de Setembro, 2021 às 14:58

Compartilhar:

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, ocorreu o Encontro Paranaense de Secretários de Agricultura e Meio Ambiente 2021 no Auditório do Mercado Municipal em Curitiba, capital do Estado. O Secretário de Missal, Altair Luiz Fetzner, esteve no encontro. Segundo Altair, foi um momento importante para atualização de programas e a troca de experiências com gestores dos outros municípios.

"Foi um momento importante, onde conseguimos dialogar com secretários de municípios parecidos com Missal no sentido de Agricultura, e, pudemos perceber que no município estamos bem, mas ainda há condições de melhorar mais o trabalho, para que os produtores sejam os maiores beneficiados", declarou Altair. "Com todo este conteúdo na bagagem, voltamos renovados para o incremento de algumas atividades", completa.

Cronograma de atividades

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN) foi um momento para que os secretários municipais debatessem parcerias com o Estado do Paraná. A programação aponta que houveram palestras com representantes de diversos órgãos estaduais como o IDR-PR (Antiga Emater), Banco do Agricultor com representantes do Deral, programas de Segurança Alimentar, entre outros.

Foram debatidos temas como o ICMS Ecológico com representantes do IAT (Instituto Água e Terra), Resíduos Sólidos, programa Estradas da Integração, Asfaltamento de Estradas Rurais, Conectividade no Campo, Programa Coopera Paraná e ações de Defesa Agropecuária com representantes da Adapar.

Outra pauta durante o encontro tratou sobre Parques Urbanos com representantes do IAT, Programa Renova Paraná onde representantes do IDR-Paraná trataram sobre Bioenergia. Houveram momentos que o tema Segurança Alimentar foi retomado para abordar sob aspecto mais local. Os secretários também realizaram uma visita técnica ao Mercado Municipal de Curitiba, observando a atuação do mesmo.

Organização

O evento, promovido pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, tem, entre outros, apoio das Secretarias de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Reúne parte do público de forma presencial no auditório do Mercado Municipal de Curitiba e foi transmitido online para o Interior.

Durante a abertura, na noite de quarta, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância de Estado e municípios terem agendas de trabalho em conjunto. "Se tiver duas ou três agendas no município está errado, cada um está puxando para um lado, não potencializa o resultado", alertou. "Não estou impondo a minha agenda e nem vou fazer só a de vocês, vamos trabalhar em agenda de consenso, potencializando".

Segundo ele, há vários programas que oferecem oportunidades para que os agricultores cresçam em suas atividades, e há muitos exemplos de sucesso nos municípios que podem ser replicados.

Ortigara apresentou dados da agropecuária paranaense, que a fazem líder de produção nacional em vários segmentos. "Mas não nos falta a perspectiva, a visão de que tem muito por fazer. O meio rural tem muitas carências que nós podemos ajudar seja no aspecto produtivo seja no aspecto da vida social", afirmou. "Dá para fazer bastante".

Entre os programas detalhados pelos técnicos do Sistema Estadual da Agricultura estão Banco do Agricultor Paranaense, Coopera Paraná, Estradas da Integração, Paraná Energia Rural Renovável e as várias ações de segurança alimentar e nutricional, como Leite das Crianças, Compra Direta Paraná e Restaurantes Populares. Também foram relatadas as principais atividades de defesa agropecuária e apresentada a forma como foi constituído e funciona o IDR-Paraná.

Com informações da AEN

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal