Setembro Amarelo: A importância do amor e acolhimento

Em parceria com a Psicóloga Camila Campos Clavisso apresentamos o segundo vídeo da nossa série especial para este mês. Confira!

2.781

Publicada 14 de Setembro, 2021 às 10:59

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

ALERTA DE GATILHO: VAMOS FALAR SOBRE SUICÍDIO

Toda vez que vamos iniciar uma conversa sobre um tema delicado é importantíssimo que avisemos se há risco de o conteúdo despertar alguma recordação dolorida ou fragilidade emocional nas pessoas que pretendemos acessar.

Hoje iremos falar sobre a importância do acolhimento e do amor como uma das peças principais para uma pessoa em processo de adoecimento e ideação suicida. A compreensão faz parte desse processo, pois o suicídio é nada mais do que uma forma de comunicação.

A pessoa que entra nesse processo de sofrimento e com vontade de morrer, ela está tentando dizer que sozinha, não consegue lidar com sua dor.

É importante salientar que o suicídio não é querer morrer, mas sim querer desaparecer, acabar com a dor de forma instantânea. Nesse processo a pessoa passa pelos "4Ds" que são: Desesperança, desamparo, depressão e o desespero.

Mas a ideação suicida, nem sempre pode estar relacionada a estes sintomas, por não ter uma causa única. Mas pode sim, ter ligação com transtornos mentais, uso de substâncias psicoativas, fatores genéticos e momentos de dificuldades.

Por isso o amparo é de extrema importância, e não o julgamento. Procurar entender e conhecer o outro é um ato de amor e cuidado.

Falar de viver é falar de riscos, é falar de não ter controle, é falar de situações que nos pegam de surpresa. E compreender esses processos é ter condição de dizer: Sim, eu não enxergo (os problemas do outro) mas eles existem.

E tendo essa noção, de que o outro está acometido por uma doença, eu consigo validar a dor do outro, encaminhar e orientar.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo.

Compartilhe com seus contatos e faça parte dessa grande corrente pela vida.

SE TEM VIDA, TEM JEITO!

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira