Técnicos administrativos da UTFPR participam do Dia de Luta

1.169

Publicada 26 de Abril, 2012 às 16:08

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Na quarta-feira (25) os técnicos administrativos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Medianeira paralisaram os trabalhos ao aderir ao Dia de Luta, realizado em todo o Brasil. Também aderiram a este dia os técnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade de Federal de Integração Latino Americana (Unila), que são instituições de ensino federais instaladas na região oeste. 

As reivindicações são para melhoria salarial, melhoria nas condições de trabalho e infraestrutura e reposição no quadro de funcionários. ?Aos poucos os funcionários vão se aposentando, se licenciando por doença e o quadro vai ficando defasado. Quem sofre com isso é a comunidade acadêmica, visto que não conseguimos realizar todos as atividades necessárias nos setores e também compromete a saúde do servidor que muitas vezes se dedica além do tempo previsto diariamente?, salientou Marisa Ribas Arruda, Delega Sindical de Medianeira. 

Os técnicos administrativos das instituições de ensino de todo o Brasil buscam a negociação entre governo e categoria, o que não ocorre desde 2010. Em um congresso realizado em Possos de Caldas (MG), optou-se pelo estado de greve que inclui a paralisação ocorrida na quarta-feira, outra paralisação que deve ocorrer em 09 e 10 de maio e a realização de uma caravana nacional, onde os técnicos rumarão para Brasília no dia 17 do mesmo mês. 

O estado de greve ocorre como uma forma de aviso ao Governo Federal, é um período para que sejam feitas negociações e acertos entre a categoria e o Governo. Caso não ocorra um acordo poderá ser deflagrada greve. ?São 50 meses de tentativas, durante este período procuramos entrar em acordo, porém não houve nenhuma posição por parte do Governo, que nem mesmo se manifestou sobre o que é requerido?, destacou a delegada. 

Em Medianeira foi realizado uma panfletagem nos três períodos de funcionamento da UTFPR, buscando conscientizar a comunidade acadêmica sobre o motivo que levou a paralisação e o que é reivindicado. No período da tarde foi realizado uma videoconferência sobre o assunto, para ser debatido sobre o Dia de Luta. 

?Para Medianeira e região que absorve muito da mão de obra qualificada pela universidade é imprescindível que a oferta de um ensino de qualidade continue. A UTFPR possui uma reputação nacional, que precisa ser zelada. Além dos alunos do Paraná recebemos alunos de todo o Brasil que se não obtiverem um ensino de qualidade, boas instalações e atendimento irão embora?, finalizou a representante da classe. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira