Prioridades e novos conselheiros são eleitos na 12ª Conferência da Agricultura e Meio Ambiente em Missal

1.383

Publicada 02 de Agosto, 2021 às 08:35

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Nesta sexta-feira, 30 de julho de 2021, ocorreu a 12ª conferência da Agricultura e Meio Ambiente em Missal. Teriam direito a voto os 28 delegados eleitos durante as 07 pré-conferências, além dos 20 membros do COMAM (Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente). Destes, participaram 44 pessoas que votaram nas prioridades.

Durante as pré-conferências participaram 335 produtores rurais representando as diversas comunidades de Missal. Foram elencadas 19 prioridades nas pré-conferências. Todas elas foram aprovadas pela maioria dos presentes na conferência da Agricultura e Meio Ambiente. O evento contou ainda com a participação de lideranças locais e representantes de entidades.

Pela manhã, em reunião com os delegados, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, presidente do COMAM, falou um pouco sobre a história do Fundamam, o funcionamento do conselho, bem como a forma que iria ocorrer a votação a tarde.

O Fundamam foi criado ainda 1996 e, desde então, as Administrações municipais fizeram o repasse para setor a fim de garantir programas fortalecendo a agricultura local. Durante o almoço, foram priorizados produtores de Missal, valorizando aos agricultores do município. 

Autoridades e entidades 

O Prefeito, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o vice, Eugênio Schwendler (Chenho), participaram do evento destacando a importância da participação. "Em outras oportunidades já tivemos 1.100 produtores participando da conferência, mas, devido a pandemia, tivemos que estabelecer outro formato", lamenta Ferrari. 

Representando o Poder Legislativo esteve o Presidente da Câmara, o vereador Elmo Franke Pauli, e os vereadores, Elias Xavier Andrade, Algacir Kroth, Maico Luzzi (Boi), Jair Bogler, Ceni da Rosa Justen (Gringa), Valentin Kniphoff e Jair Rauber. 

O evento contou ainda com a participação de representantes de Entidades como a Lar Cooperativa Agroindustrial, pelo Gerente da Unidade de Missal, Giácomo Ferri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal, José Urbano Braun, IDR-Paraná, Ronaldo Fochesatto, além de representantes da AB Agribrasil, Cresol, Cooper Missal e Acamis. 

Prioridades 

Entre as prioridades, a mais votada nas pré-conferências foi a Pavimentação De Estradas com Pedra Irregular com 184 votos. Além desta, houveram outras 18 prioridades como Horas        Máquina (Pá, Retro e Caminhão Tanque); Bacia Leiteira com Atendimento Veterinário e Inseminação Artificial); Cascalhamento de Pátios (Aviários,       Suinoculturas e Estrebarias), Conservação de Solo (Basão, Murundum e Captadores).

Também foram elencadas prioridades como a Habitação Rural (Construções e reformas de Casas), Repasse de Implementos para Patrulhas Rurais, Apoio às Agroindústrias Rurais; Suinocultura com Terraplanagem e repasse de Pedra e Areia) e Enleiramento e Recolha de Pedras.

A Preservação Ambiental (Nascentes, Rios e Matas), também foi incluída como prioridade, além do apoio à Piscicultura, Limpeza e Construção de Esterqueiras (Horas Máquinas PC), Fumicultura com o Repasse de Cama de Aviário), bem como a Avicultura com Terraplanagem.

Ainda entre as prioridades estão cursos profissionalizantes, apoio a cooperativa Cooper Missal, apoio aos produtores orgânicos e gestão dos resíduos sólidos (lixo comum e recicláveis).

Conselho 

A Conferência apontou 04 conselheiros titulares e 04 suplentes para compor o COMAM 2021/2022. Se colocaram a disposição como membros titulares Tiago Alexandre Flach, Pedro Cláudio Kist, Gilverto Viana e Giovani Sbabo. Como Suplentes Nilson Luiz Buche, Celso Somavila, Clementino Talaska e Aline Gabriela G. Steffmann. Aprovados pelos presentes. 

 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal