Chuvas abaixo da média voltam a preocupar a Sanepar em Medianeira

3.798

Publicada 26 de Julho, 2021 às 16:52

Compartilhar:

As chuvas na região Oeste ficaram cerca de 35% abaixo da média nos primeiros seis meses deste ano. Isto coloca novamente em alerta o sistema de abastecimento de água de Medianeira. De acordo com o Simepar, entre janeiro e os primeiros 15 dias de julho choveu cerca de 550 milímetros.

Essa estiagem reduziu a vazão do Rio Alegria e dos poços que abastecem a cidade. No início de julho a Sanepar estava captando do Rio Alegria 136 litros de água por segundo. Atualmente o volume captado tem ficado em torno de 100 l/s. Os poços tiveram, em média, redução de 20% na vazão.

"Continuamos trabalhando para atender a demanda do consumo de Medianeira. A população tem contribuído e evitado o desperdício. Mas diante da seca que atinge o Paraná, é importante que a vigilância continue", diz o gerente regional da Sanepar Nilton Perez. Sempre que o morador identificar um possível vazamento de água deve entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 200 0115 que funciona 24h.

A Sanepar está programando intervenções no sistema de abastecimento com a instalação de novos equipamentos elétricos. O objetivo é melhorar a capacidade de produção dos poços. "A Sanepar também já está trabalhando em projetos para uma nova captação de água na cidade, além de ampliação da estação de tratamento de água e da substituição de 15 km de redes antigas de água. Estas obras integram as várias ações da empresa no enfrentamento à crise hídrica", completa Perez.

Uso racional - A economia, além de ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada.

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para "varrer" a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Companhia de Saneamento do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira