Lar Cooperativa realiza sua primeira Assembleia Geral Extraordinária de forma totalmente digital

A cooperativa também propôs alterações em seu Estatuto Social

2.556

Publicada 05 de Julho, 2021 às 09:33

Compartilhar:

No contexto da pandemia, o formato online é uma possibilidade que garante aos associados a participação efetiva nas decisões tomadas pela Cooperativa. Após realizar a AGO de forma semipresencial, a Lar promoveu no último dia (30) de junho, uma AGE totalmente virtual, estando inclusive todos os diretores e painelistas logados de suas residências.

Além da participação, mediante inscrição prévia dos associados, através da plataforma digital Zoom, os gerentes, funcionários e demais interessados puderam acompanhar pelo canal da Lar Cooperativa no YouTube.

Em síntese, a AGE contou com 187 participantes via Zoom e mais 945 espectadores via YouTube, números relevantes tendo em vista que cada associado através de um único login participou com os demais membros da família.

O edital de convocação publicado em 15 de junho trazia como principal ordem do dia a proposta de uma reforma estatutária. Logo em suas considerações iniciais, o diretor-presidente da Lar Cooperativa Irineo da Costa Rodrigues expôs seu entusiasmo por mais este avanço.

"A AGE não causará impacto nos negócios da Cooperativa, mas terá um impacto importante naquilo que chamamos de governança. Por mais de 30 anos, o Comitê Educativo Central foi um instrumento fundamental de organização no quadro social, mas no atual estágio da Lar precisamos dar um passo à frente, por isso mesmo é que propomos a criação do Conselho Consultivo da Lar Cooperativa".

Em total consonância com o assunto abordado, a apresentação do vídeo sobre o Planejamento Estratégico da Cooperativa para os próximos 10 anos, fez menção ao crescimento e principalmente aperfeiçoamento da Lar Cooperativa através de pessoas.

Com base nisso, a constituição do Conselho Consultivo, já disposto no Estatuto Social, traz aos associados a oportunidade de desenvolver-se como uma liderança, com mais conhecimento, mais capacitação para se ter cada vez mais condições de conhecer a Cooperativa e também para participar dos seus Conselhos.

Todas alterações foram apresentadas de forma detalhada pelo Diretor 2º Vice-presidente da Lar Urbano Inacio Frey, de modo a submetê-las para votação dos associados participantes, que de forma online e simplificada escolheram entre as opções sim, não e abster-se. Por maioria absoluta dos votos, as alterações foram aprovadas.

Ainda durante a explanação da diretoria, foram abordados parâmetros a respeito do novo Conselho; o mesmo será composto por 80 líderes, que serão definidos e votados nas reuniões dos comitês e incluirá ainda os membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal.

Esses líderes terão importante papel assessorando as tomadas de decisões da Cooperativa e também, na definição de seus projetos futuros.

"Acreditamos que dessa iniciativa irão emergir futuros conselheiros, sejam conselheiros fiscais, de administração, naturalmente a própria inscrição de chapas para a Diretoria Executiva estará sendo trabalhada nesse grupo de associados", complementa o Sr Irineo.

Presentes também virtualmente na AGE o Diretor 1º Vice-presidente da Lar Cooperativa, Lauro Soethe; o Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e o superintendente da Cotriguaçu, Gilson Luiz Anizelli.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira