Biologia, química e projetos acadêmicos durante a pandemia

840

Publicada 17 de Junho, 2021 às 14:48

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Atualmente, temas como a química, a saúde, a medicina e a biologia estão extremamente em alta devido à situação de pandemia que estamos vivendo.

Isso significa que, dentro das universidades e dentro das academias como um todo, cada vez mais aumenta a produção de trabalhos de química orgânica e das outras áreas que foram citadas.

Este aumento na produção ocorre devido à necessidade de pesquisas e avanços dentro do combate ao coronavírus.

Ainda, através do devido investimento nestas áreas, a produção científica delas tende a subir, o que foi derradeiro ao longo da pandemia para passarmos por esse período com o mínimo de danos.

Com isso em mente, neste artigo iremos ver um pouco mais de como este momento e este contexto influenciam na produção científica dentro da química e da biologia.

A saúde e as medidas de prevenção frente a COVID-19

Dentre as áreas que tiveram um claro aumento na produção científica durante a pandemia não podemos deixar de falar da saúde.

Estamos vivendo nos dias de hoje uma das maiores preocupações sanitárias das últimas décadas, visto que a pandemia de COVID-19 é uma das maiores desde a gripe espanhola no início do século XX.

Pensando em como o avanço do coronavírus foi rápido, é claro que ao redor do mundo esforços seriam tomados para diminuir os efeitos colaterais que a pandemia poderia ter.

A área da saúde e a biologia, com toda a mobilização mundial, apresentaram soluções rápidas para frear o avanço da pandemia: 

1-Utilização de Máscaras
2-Uso de Álcool em Gel
3-Distanciamento Social
4-Sequenciamento Genético do Vírus 

Todos estes fatores foram responsáveis por diminuir de forma significativa os impactos que a pandemia poderia ter em alguns países.

Ainda, todos eles foram possíveis devido ao estudo e a pesquisa realizada na biologia e na saúde.

A utilização de máscaras, por exemplo, surge da maneira como o vírus se transmite de uma pessoa para a outra. Ou seja, se não fossem estudos sobre o modo de transmissão do vírus, essa estratégia não poderia ser traçada.

Logo, dentro das Ciências Biológicas em um geral e na saúde, os temas que predominam a relevância de pesquisas, no momento, são aqueles relacionados aos efeitos e prevenção da pandemia.

Alguns temas relevantes dentro deste contexto são: 

- Condições sanitárias e a capacidade de dispersão do vírus
- Sequenciamento gênico de diferentes cepas do novo coronavírus
- Ciclo biológico do coronavírus dentro de hospedeiros
- Origem do coronavírus humano 

Percebe-se que a biologia está diretamente relacionada com todas estas possibilidades, assim como questões que tangem a saúde.

Portanto, assim como na química, o investimento nestas áreas durante este momento é a chave para prevenção de novas pandemias.

A química como instrumento no combate da COVID-19 

Além de todas as vertentes incluídas dentro da saúde e das ciências biológicas, nós temos também a química como um atuante central perante o contexto que vivemos.

Segundo o website do Conselho Federal de Química - cfq.org.br, a atuação dos profissionais de química, no presente momento, busca atuar em prol do zelo pela sociedade.

Ainda, existem diversos papéis que são essenciais nos dias de hoje que apenas podem ser cumpridos por químicos formados e atuantes na área, segundo regulamentação de Conselhos Regionais de Química.

Alguns projetos que estão sendo desenvolvidos em vista de suprir o avanço da pandemia, ainda segundo o Conselho Federal de Química são: 

- Pesquisa com biomoléculas promissoras no combate à COVID-19
- Compostos ativos marinhos e fúngicos que podem atuar no tratamento da doença
- Produção de saneantes e produtos de higiene pessoal
- Desenvolvimento de alcoóis em gel que atuam na prevenção à doença

Conclusão
Através desta análise, é notável a importância que estas áreas possuem no combate à pandemia atual e também nos avanços que podem prevenir o surgimento de novas pandemias.

Ainda, existem diversas vertentes profissionais que estão atuando diretamente no combate e manejo da pandemia. Grande exemplo disso é a política que possibilita os investimentos nas áreas citadas acima.

Também, podemos citar o papel dos profissionais responsáveis pela manutenção da saúde mental da população, como é o caso dos psicólogos, psiquiatras e terapeutas em geral.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Planeta Mania

(45) 3240-2108

(45) 99807-0807

Rua Pará, 1913 - Centro

Gelo e Gela Conveniência

(45) 9998-97640

(45) 99989-7640

Rua Alagoas, 1919 - Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo