Artigo: Pais educadores X Polícia

1.322

Publicada 13 de Abril, 2012 às 11:52

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Em uma de nossas rondas rotineiras por um bairro da cidade nos deparamos com uma atitude um tanto inesperada de um garotinho que tinha no máximo uns sete anos. Ao passar em frente de sua residência este garoto mais que depressa levantou os braços, virou-se de costas e apoiou-se na parede com as pernas entre abertas como se esperasse que meus colegas e eu descêssemos da viatura com armas em punho dando voz de abordagem a ele.

Confesso que fiquei perplexo a principio com a cena e não consegui desviar meus olhos daquela criança até que ela desaparecesse do meu campo de visão, e ela permaneceu la, na mesma posição até viramos na primeira esquina.

Logo após essa cena voltei pra nossa realidade, fiquei pensativo, fiquei preocupado, fiquei triste ao mesmo tempo. E acabei levantando alguns questionamentos pra mim mesmo: 

O que estaria passando na cabeça daquele menino naquele momento? 

Porque ele reagiu na nossa gíria como um ?safo? e se ?devesse? alguma coisa? 

Como estaria sendo a educação daquele menino? 

Será que o pai dessa criança esta invertendo os valores que se devem seguir? 

Onde estamos errando na educação de nossos filhos?

São perguntas que não se calam, mas cheguei a minha conclusão, a minha opinião:

Os pais hoje em dia, não todos, mas uma grande parcela está ou perderam o poder sobre os filhos já na sua infância, já se transformaram em reféns de suas próprias criaturas. Transferem a obrigação de educar para a escola, professores, para a igreja, para a polícia. Estes mesmos pais já sem autoridade nenhuma exercem a chamada pressão psicológica para tentar frear suas ?pestinhas?, e se utilizam daquele famoso artifício que eu particularmente odeio quando ouço. ?Olha la a polícia, se você não se comportar vou mandar eles te prenderem?. Onde já se viu dizer isso a uma criança, absurdo. Já na infância esses pais condicionam seus filhos a terem medo de quem por obrigação devem protegê-los. Esse pseudo educador chamado pai não se da conta do abismo a médio e longo prazo que esta jogando seu filho, porque quando ele realmente precisar da policia ele vai ter medo, não vai confiar, não irá procurar. Vai sim procurar, mas o primeiro bandido ou o traficante do bairro, aquele que talvez ele ache que pode tentar resolver seus problemas e até mesmo lhe proteger... Falsa ilusão, falsa sensação de segurança. Estamos conscientes que não podemos mudar a sociedade que vivemos e nem seus valores, podemos sim fazer a nossa parte pelo menos, educar nossos filhos como nossos pais nos educaram assim como nossos avós os educaram, os tempos são outros, mas precisamos fazer o máximo de esforço para que cresçam homens de bem.

Peço a Deus sempre que proteja essas crianças, peço a Deus que proteja aquele menino que até hoje não sei quem é, e não sei como esta sendo sua educação, peço que ele seja um homem digno, peço que ele não seja influenciado (mas achando que esta), desde sua infância, mas se for...

...peço que ele não cruze pelo caminho de quem deveria protegê-lo e venha a perecer, pois nesse dia seus pais vão ver que falharam em sua educação e ver que talvez seu único filho já havia sido adotado há muitos anos atrás e não se deram conta, e esse dia vai ser tarde demais e vão chorar amargamente.

Por:

Neumar A. de Rezende

Pai e policial militar

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo