Secretaria de Saúde de Missal alerta sobre Segurança Alimentar

Com a proximidade do Dia Mundial da Segurança de Alimentos, no dia 07 de junho, as orientações são importantes para evitar doenças

1.720

Publicada 1º de Junho, 2021 às 15:16

Compartilhar:

No dia 07 de junho é celebrado o Dia Mundial da Segurança de Alimentos. Este tema "Segurança Alimentar" deve ser compreendido como uma responsabilidade de todos. Em Missal a Vigilância em Saúde, conhecida como Vigilância Sanitária, é o órgão fiscalizador. Está vinculada a Secretaria de Saúde e contribui na garantia de que a população consuma produtos alimentícios de qualidade.

Segundo informações repassadas pelo próprio órgão, estima-se que em uma em cada dez pessoas no mundo, adoecem após consumir alimentos contaminados e que cerca de 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo que crianças menores de 5 anos são as mais afetadas, com 125 mil mortes anuais. (Estes dados são da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS).

Fortalecimento de Esforços

A data (Dia Mundial de Segurança Alimentar) é uma oportunidade para fortalecer os esforços a fim de reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos e garantir que os alimentos que a população ingere sejam seguros.

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.

Todo tem o papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que se consome sejam seguros e não causem danos à saúde.

A prevenção das doenças transmitidas por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.

Como Contribuir para garantir a segurança dos Alimentos?

- Lavar as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação;

- Selecionar alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados;

- Ovos devem ser lavados em água potável, um por vez, somente antes do uso (nunca antes de estocar);

- Lavar e desinfetar todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
- Assegurar de que os alimentos cozidos estejam mantidos sob a temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos);

- Reaquecer bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los;

- Comprar alimentos seguros, verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor). Não compre alimentos sem etiqueta que identifique o produtor;

- Consumir leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não beba leite nem seus derivados crus;

- Evitar o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (carnes e derivados);

- Evitar preparações culinárias que contêm ovos crus (Ex. gemada, ovo frito mole, maionese caseira);

- Evitar o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada;

- Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados;

- Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;

- Consumir somente água potável, se não for possível, recomenda-se fervê-la;

Neste contexto da segurança alimentar, há o órgão de Vigilância Sanitária, que vem a contribuir, através de fiscalizações e orientações aos estabelecimentos que produzem alimentos, com o objetivo de inspecionar e orientar sobre riscos e possíveis falhas e defeitos que podem ocorrer em qualquer etapa de fabricação de produtos que possam ocasionar danos à saúde pública.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Salão de Beleza Charmosa

(45) 3264-3618

(45) 99954-2062

Av. Brasilia, 2450 Sala 04

Rota Security

(45) 3264-4503

(45) 99998-5002

Av. José Calegari, 820 Sala 03

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal