Nota Oficial Secretaria de Saúde Medianeira

6.351

Publicada 03 de Março, 2021 às 10:32

Compartilhar:

Até o momento 1.617 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos acima de 90 anos, de 85 a 89 e 80 a 84 anos, receberam a primeira dose da vacina em Medianeira

A Secretaria de Saúde de Medianeira iniciou nesta terça-feira (02) a vacinação dos Idosos conforme o Plano Estadual de Imunização. Foram recebidas 440 doses, sendo 130 doses da Butantan (CORONAVAC) para os idosos de 80 a 84 anos, e 310 doses da Fio Cruz (ASTRAZENECA) para os idosos de 85 a 89 anos.

Tendo a vista a procura escalonada que houve na vacinação de idosos de 89 a 90 anos optou-se por disponibilizar dois locais de vacinação, uma para idosos de 85 a 89 e outro para idosos de 80 a 84 anos, com início na terça-feira (02) seguindo até sexta-feira (05).

No entanto a procura por vacina na faixa etária de 80 a 84 anos no primeiro dia de vacinação superou as expectativas. Outro ponto que gerou um grande número de pessoas foram os acompanhantes, recomendado um por pessoa, muitos não seguiram essa recomendação.

Como Medianeira recebeu somente 130 doses para essa faixa etária, na UBS foram distribuídas senhas para que as pessoas não ficassem aglomerando, mas não resolveu. Como haviam mais idosos na fila foram utilizadas 50 doses que sobraram da vacinação dos idosos acima dos 90 anos, esta vacina é da mesma marca e por isso pode ser utilizado. Sendo então vacinados 180 idosos.

Como já é de conhecimento da população, o Governo adquire as doses e repassa para as regionais conforme o número de habitantes com determinada faixa etária, e a regional repassa para os municípios.

"Infelizmente não podemos escolher quem seriam estes "privilegiados" que receberiam as doses. Nossa equipe propôs à regional fazer dos mais velhos para os mais novos, reduzindo ano a ano, o que evitaria o tumulto em busca de vacinação, mas fomos categoricamente e enfaticamente proibidos de fazer desta forma " enfatiza o vice-prefeito Evandro Mees.

Foram anotados os nomes e telefones dos demais idosos que chegaram e não conseguiram a vacina. Para as próximas etapas a Secretaria vai adotar outro sistema de atendimento, e pontua que a centralização em apenas duas unidades foi com o objetivo de evitar perda de doses.

No ponto de vacinação da faixa etária de 85 a 89 houve bastante procura, mas de forma mais escalonada.

 Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira