Obras de cascalhamento incentivam setores da piscicultura em Missal

A previsão do produtor é de retirar até metade do 75.000 Kg do pescado o que pode movimentar mais de meio milhão de reais

3.593

Publicada 22 de Fevereiro, 2021 às 15:36

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O incentivo a piscicultura é um dos objetivos da Administração Municipal de Missal. Uma parceria entre as secretarias de Obras, Urbanismo e transporte e Agricultura e Meio Ambiente, disponibilizou o serviço de cascalhamento em uma propriedade em Dom Armando. Este serviço vai facilitar a entrega de ração para os peixes, bem como o carregamento e descarregamento de cargas. 

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), foram visitar a propriedade do empreendedor do negócio, Cleyton Spies Vidal. São 20 mil metros de lâmina d'água. Neste momento estão alojados 100 mil juvenis de tilápia, que será a principal espécie dos tanques. 

Todo o sistema de alimentação dos peixes é automatizado. Segundo o proprietário são 02 silos de 20 toneladas para armazenamento da ração dos peixes e também os aeradores do modelo de Pá e Chafariz para aeração da água nos tanques. Ele possui ainda um gerador de energia de 80 KVA para eventual queda de energia. 

Os gestores municipais puderam conferir um investimento arrojado. Há um depósito de captação de água para abastecimento individual dos tanques para evitar contaminação das nascentes. Possui assistência Técnica da HM Consultoria e os juvenis de tilápia, inclusive, são adquiridos de uma propriedade de Missal a Starker Fisch. 

Conforme explicou Cleyton, o custo de alimentação destes peixes até o abate com peso médio de 750 gramas é de R$ 350.000,00. "Isso é meu custo por safra de peixes o qual quero fazer 2 por ano", explica. A previsão no momento é de retirar 75.000 Kg. Atualmente o valor pago pelo mercado é de R$7,20 o KG. Ou seja, se confirmada essa estimativa deve movimentar 540 mil reais. 

Spies ainda destacou que a capacidade total dos tanques passa de 150 mil peixes. Segundo ele a construção dos tanques, bem como de todos os equipamentos gira em torno de 380 mil reais. Os juvenis vão para a propriedade com 30 gramas para alojar, portanto, até chegar na fase adulta deve levar em torno de 05 meses para obter este retorno.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal