Plano de Vacinação contra Covid-19 em Missal seguirá calendário Estadual e orientações da 9ª regional de Saúde de Foz

2.427

Publicada 18 de Fevereiro, 2021 às 15:30

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O ano de 2021 iniciou com a esperança da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Essa expectativa é mundial. No entanto, isso gera uma certa ansiedade na população, já que o número de doses repassadas aos municípios ainda é considerado baixo.

Para Missal, por exemplo, foram repassadas 03 remessas, a primeira com 80 doses, a segunda com 60, ambas para servidores que atuam na Linha de frente do combate, e ainda 70 doses destinada aos idosos, num primeiro momento, com mais de 90 anos de idade.

O município de Missal possui o cadastro dos idosos que podem receber a vacina conforme cronograma estabelecido pelo Estado, e cada uma das Unidades de Saúde leva a vacina até a residência deles, justamente para evitar que necessitem se deslocar, correndo riscos, inclusive.

Foi enviado ainda ao município mais 80 doses que correspondem a aplicação da 2ª dose para os primeiros 80 servidores da área da saúde que receberam a vacina.

Plano de Vacinação

Segundo a coordenação da epidemiologia do município, o Plano de Vacinação em Missal seguirá as orientações e calendário do Paraná que ocorrerá em etapas, seguindo a estratégia já estabelecida pelo Ministério da Saúde, com seleção de grupos prioritários, sendo necessárias ações diferenciadas para o alcance das metas.

Estas etapas ocorrerão simultaneamente nas quatro unidades vacinadoras do município, podendo sofrer alterações de locais conforme se fizer necessário, caso haja a necessidade da inclusão de outras vacinas à campanha ou mudanças no cronograma de entrega das vacinas previsto pelo Ministério da Saúde/PNI.

O município está elaborando um plano de ação que contemple a organização e programação detalhada de todo o processo de vacinação. Esta programação é importante para mapear a população-alvo existente em cada território e assim alcançar a meta definida para cada grupo prioritário contida no Programa Nacional de Imunizações.

Como medida de garantir a execução do Plano Municipal de Vacinação Contra a COVID-19 com insumos estratégicos, a SESA via Regional de Saúde encaminhou um quantitativo de seringas com agulhas acopladas para início da vacinação. Adicionalmente a esse quantitativo o município realizou compra de 10.000 seringas e agulhas.

Para garantir uma vacinação segura, seguindo os protocolos de segurança e transmissibilidade da COVID-19, a SESA e a Secretaria de Saúde presta suporte ao município em relação a insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando atender as necessidades.

O Município de Missal está buscando manter-se estruturado com insumos, equipamentos, logística e pessoal para a vacinação contra a COVID-19. Levar informação à população sobre esta organização no enfrentamento da pandemia tem sido diretriz permanente da gestão da Secretaria de Saúde juntamente com todos os serviços e a Administração Municipal.

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Missal