Medianeira: Grupo de profissionais se unem para cuidar da saúde de amiga enfermeira

Conheça a história de superação de Ide Aparecida.

6.722

Publicada 26 de Janeiro, 2021 às 15:31

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Ide Aparecida Vaz Schmidt, é técnica de enfermagem, e até algum tempo atrás atuava na linha de frente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu. Apesar do local de seu trabalho, a mesma sempre residiu em Medianeira.

Como muitos outros profissionais da saúde, Ide foi infectada pelo Covid-19, e a partir desse momento a sua força e coragem foram essenciais para salvar a sua vida.

A luta se iniciou com o internamento clínico no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, porém, com seu quadro agravado, ela foi transferida para a UTI de Foz do Iguaçu, na instituição onde trabalhava.

Depois de longos dias Ide venceu a luta contra o Covid-19, mas ainda precisou passar por mais uma batalha, as sequelas que a doença deixou debilitaram muito ela, e sua filha Débora Fernanda (15 anos), precisava de ajuda para conseguir cuidar da mãe de maneira completa.

Então, a menina entrou em contato com a Enfermeira Solange Mendonça Lopes, amiga e antiga colega de trabalho de Ide, que ao visitar a amiga percebeu que a situação era grave e que ela precisaria de muitos cuidados.

"Eu fiz o que pude aquele dia, mas sabia que não seria o suficiente, então fui pra casa, e meu marido me deu a ideia de começar a contatar profissionais para pedir ajudar e ver o que poderia ser feito pela Ide", conta.

Assim montou-se uma verdadeira força tarefa para que a recuperação dela fosse completa, o grupo se iniciou com colegas que conheciam Ide, e foi sendo formando conforme as necessidades.

Confira o grupo de apoio:

Médico: André Luis Dutra da Silva

Nutricionista: Fabieli Salete Lenz

Psicólogo: Adecir Mendonça Lopes

Fisioterapeuta: Marieli Primaz

Enfermeiros: Solange Mendonça Lopes, Roberta Farias de Oliveira Lopes,  Rosangela Kirch Rodrigues, Miriam Boger e Ygor Tolotti Silvério.

Técnicos de enfermagem:  Adriana Molossi, Eliane Santos Cruz, Marilete Brojatto , Odiva de Oliveira Branco, Rosa Aparecida Celestrino, Rosana Rosas, Simone Francisca de Paula, Kassia Cynara Tesche,  Sonia Bezerra dos Santos, Talita Braz, Jaqueline Braz, Cristiane Ferreira, Adriane Ely, Romilda Santos Cruz, Silmara de Lara e Kelem Lunardi.

Cuidadoras : Silvana Salete de Melo  e Tatiane Branco.

 

Os profissionais se revezavam nos cuidados com ela, conforme as demandas, e foram aos poucos dando a dignidade a ela novamente.

"Eu não sei o que seria de mim sem essas pessoas", relata Ide.

O único serviço que o grupo precisou custear foi o de fisioterapia, ela continua fazendo para retomar totalmente as suas funções motoras. O restante da equipe prestou serviço voluntariamente.

O grupo também agradece o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, através da Diretora Irmã Hilda Rodrigues Silveira, que auxiliou com recursos de equipamentos necessários para que os cuidados fossem ainda melhores.

Confira o relato emocionante de Ide no vídeo e como a ideia da união de vários profissionais foi fundamental no seu processo de recuperação.

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira