Lar inaugura complexo industrial em Caarapó no MS

Agora Biodiesel e cogeração de energia elétrica fazem parte dos negócios da Cooperativa

5.913

Publicada 1º de Dezembro, 2020 às 13:24

Compartilhar:

A estrutura pujante, estabelecida em área de 30 hectares a margem da rodovia BR 163, no município de Caarapó, foi inaugurada oficialmente pela Lar Cooperativa Agroindustrial no último sábado (28). O complexo industrial da Lar contempla recepção e armazenagem de soja, com capacidade estática para 72 mil toneladas e processamento de 450 mil toneladas de soja/ano; possibilitará a produção anual  de 90 mil toneladas de óleo  e outras 360 mil toneladas de farelo; além de 120 mil toneladas de biodiesel/ano, já na área de energia elétrica é possível produzir 21 megawatts/hora, o suficiente para abastecer todo o complexo e ainda comercializar o excedente. O local recebeu 219 milhões de reais de investimento de uma empresa privada e outros 90 milhões da Lar Cooperativa.

Irineo da Costa Rodrigues agradeceu o apoio do governo do Estado, mencionou que as indústrias de Caarapó já estão em operação com um excelente rendimento industrial, um local muito moderno e preparado. "A cooperativa é por sua essência uma sociedade de pessoas, formada por pessoas e que trabalha para trazer desenvolvimento às pessoas" afirmou o dirigente ao mencionar a diretriz da Lar em priorizar seus associados e funcionários.

A Lar é responsável pelo recebimento de cerca de 18% dos grãos do Mato Grosso do Sul, está presente em mais de 17 municípios, e recebeu na última safra mais de 30 milhões de sacas de soja e outras 30 milhões de sacas de milho. "Trocamos tributos por emprego" declarou o governador do Estado Reinaldo Azambuja ao relatar as políticas públicas do Mato Grosso do Sul com foco no desenvolvimento, mencionou ainda que já existe uma parceria com o governo do Paraná em um estudo que mostra a viabilidade para que a ferrovia que leve a produção sul-mato-grossense até o Porto de Paranaguá e encurta caminhos para a exportação. "Gratidão a Lar, por pegar uma estrutura que era massa falida de uma empresa que não conseguiu concluir o projeto, foi a leilão, adquiriram, investiram, agregam valor à produção e acreditam no nosso Estado", concluiu o governador com votos de que as oportunidades possam continuar surgindo para o Mato Grosso do Sul.

A solenidade foi realizada com a presença do governador Reinaldo Azambuja, presidente da Organização das Cooperativas - OCB/MS, Celso Ramos Régis;  presidente da Assembleia Legislativa do MS, deputado Paulo Corrêa; deputado estadual Zé Teixeira, prefeito André Nezzi, e também os secretários de Estado: Eduardo Riedel, Jaime Verruck e Geraldo Rezende.

Mais industrialização em MS

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, falou da satisfação em ver a estrutura totalmente revitalizada e em operação, pois estava há 11 anos inativa, agradecendo a visão empreendedora da Lar e o incentivo do governo do Estado, que resultam em mais geração de emprego e renda no município. O presidente da OCB/MS Celso Ramos Régis, ressaltou a força do cooperativismo no Estado, no momento em que várias empresas fecham, as cooperativas crescem e com segurança, parabenizou a Lar que continua ampliando suas atividades e é extremamente relevante em diversos municípios sul-mato-grossenses.

"Buscamos sempre a viabilidade do produtor rural", declarou o superintendente de Negócios Agrícolas da Lar, Vandeir Conrad, ao explanar sobre a relevância da nova estrutura da Lar em Caarapó, um salto para a industrialização e agregação de valor para a produção recebida pela Lar em Mato Grosso do Sul e logisticamente bem posicionada no maior polo originador de grãos da Cooperativa. 

A LAR COOPERATIVA

Fundada em 19 de março de 1964, atua em Mato Grosso do Sul desde 2002. Atualmente é formada por mais de 11.700 associados e mais de 18 mil funcionários, sendo a Cooperativa singular que mais emprega no Brasil. A previsão de faturamento para 2020 está na casa dos R$10 bilhões.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira