Altas temperaturas e estiagem voltam a preocupar Sanepar em Medianeira

Como medida preliminar, serão retomadas as manobras noturnas para recuperação de reservatórios

4.339

Publicada 26 de Novembro, 2020 às 09:15

Compartilhar:

As altas temperaturas e as chuvas muito abaixo da média para o período voltam a prejudicar a produção de água em Medianeira. O rio Alegria teve a vazão reduzida de 120 litros por segundo para 70 l/s nos últimos dias e nos poços a produção caiu 30%. "Com isso, voltamos a acender o alerta no abastecimento da cidade", diz o gerente regional Nilton Perez.

Desde o início da estiagem a Companhia adotou medidas operacionais para manter a distribuição de água. Um novo poço e um reservatório um milhão de litros entraram em operação para ampliar a capacidade de distribuição de água. Entretanto estas medidas não têm sido suficientes para garantir o abastecimento de água em 100% neste momento. Por isso, se não houver uma redução no consumo de água a Sanepar pode voltar a aplicar rodízio no abastecimento.

Os paranaenses enfrentam a pior estiagem dos últimos 50 anos. Em agosto o Paraná passou a integrar o Monitor da Seca, criado devido à estiagem severa do Nordeste do País em 2012. Dados do observatório mostram que 62% do território paranaense estão afetados pela seca.

Rodízio - Desde o início do ano, o sistema de abastecimento de água em Medianeira sofre com a falta de chuvas. No final de fevereiro a Sanepar teve que utilizar o sistema de rodízio no abastecimento de água. Depois, da primeira semana de março até final de maio foi necessário aplicar o rodízio novamente. Desde então, com a entrada em operação de um novo poço e a contribuição dos moradores de Medianeira que atenderam aos apelos da Companhia e reduziram o consumo de água foi possível suspender o rodízio.

Como medida preliminar, serão retomadas as manobras noturnas para recuperação de reservatórios e intensificada a busca de vazamentos para manter o equilíbrio no sistema até a volta das chuvas. Além disso, os investimentos seguem com a interligação de um novo poço que irá integrar ao sistema e dará uma melhor condição para o enfrentamento desta situação.

Uso racional - Para evitar o rodízio, a contribuição da população é fundamental. A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a média do volume de chuvas volte à normalidade.

Fonte: Sanepar

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira