Procon de Medianeira orienta sobre o Black Friday

4.902

Publicada 19 de Novembro, 2020 às 11:13

Compartilhar:

No dia 27 de novembro acontece mais uma edição do Black Friday, a data é ansiosamente esperada por consumidores adeptos a ofertas, porém é necessário ter alguns cuidados, numa ação preventiva o Procon de Medianeira elaborou algumas orientações para garantir que os consumidores aproveitem com segurança as promoções.

Para Silvio José Lupschinski, coordenador do Procon Medianeira, pontua que por conta da pandemia as compras pela internet devem ganhar um novo impulso,  é importante o consumidor pesquisar antecipadamente o produto que deseja adquirir sobre suas características, funções e acompanhar o preço, inclusive fazer um print da tela,  além de evitar compras por impulso, pois muitas vezes o produto adquirido nestas condições se torna obsoleto para o consumidor posteriormente.

Outra orientação é comprar apenas o que precisa, de acordo com as condições financeiras. Evitar a contratação de crédito para realização de compras e nunca entrar no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão.

Muitas vezes um hiper desconto em um site desconhecido pode ser uma armadilha. O consumidor deve analisar o histórico da empresa e saber se ela recebe muitas reclamações. É importante que o consumidor adquira seus produtos em lojas tradicionais, mas caso queira optar por um site que não seja muito conhecido, deve consultar a lista de sites a ser evitado, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, que foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Um ponto a ser observado pelo consumidor é que, antes do natal, quando a demanda dos consumidores e a expectativa de vendas dos lojistas estão altas, a tendência não é a concessão de descontos muito expressivos e nem a liquidação de estoque, as mega liquidações ocorrem após o natal.

As compras realizadas no período da Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor, portanto consumidor deve guardar todos os documentos referente ao produto adquirido. Além do mais, todas as ofertas anunciadas por sites e lojas precisam ser rigorosamente cumpridas, finaliza Silvio.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira