No Paraná, Lei Seca vai funcionar entre 5h e 17h no domingo da eleição

3.958

Publicada 15 de Novembro, 2020 às 10:34

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A pandemia do novo coronavírus provocou diversas mudanças nas eleições deste ano. Uma delas, anunciada na manhã desta sexta-feira, 13, refere-se à Lei Seca no Paraná, que neste ano funcionará das 5h às 17h do domingo, 15.

A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

De acordo com o coronel Romulo Marinho Soares, secretário da Segurança Pública do Paraná, a proibição é válida para todo o estado e evita o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no dia da votação. 

Segundo ele, a lei foi editada para se adequar às condições que a população enfrenta neste ano. "E tem um motivo. É que o cidadão vá à votação sóbrio e que depois que votar ele vá para casa para evitar aglomerar. Estamos vivendo uma pandemia. Por isso a Lei Seca só no dia da eleição", afirmou o secretário. 

Policiamento

No domingo, mais de 10 mil policiais, civis e militares, vão reforçar a segurança em todo Paraná, principalmente nos locais de votação. Entre outras ações, as equipes vão fiscalizar se cada eleitor cumprirá a exigência de usar máscara durante todo o tempo em que estiver votando. 

"Nossa polícia está preparada para conduzir as pessoas. Nós vamos tratar as pessoas com respeito", reforçou Soares. 

Quanto aos crimes eleitorais, o secretário pontuou que, quem for flagrado cometendo alguma infração, será detido. Segundo ele, nas cidades em que houver delegacia da Polícia Federal, o infrator será encaminhado diretamente à PF. Nos demais locais, após a abordagem, a pessoa será levada a uma delegacia da Polícia Civil para os procedimentos necessários. 

A Polícia Militar também vai acompanhar a distribuição e o recolhimento das urnas eletrônicas, além de garantir a segurança de eleitores em mais de quatro mil locais de votação em todo o estado. 

Fonte: GMC Online

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira