Pesquisa Datamedia/Gazeta do Paraná mostra tendência de votos para prefeito de Matelândia

9.009

Publicada 12 de Novembro, 2020 às 10:36

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O município de Matelândia é uma das importantes cidades localizadas no corredor da BR-277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, que conta com área do Parque Nacional do Iguaçu em seu território e tem forte infl uência dos imigrantes italianos e alemães. Criado em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, Matelândia completou seus 60 anos de emancipação político-administrativa com sua economia firmada no agronegócio e uma população estimada em 18.107 habitantes.

Para a "hora do voto" no próximo domingo, de acordo com a Justiça Eleitoral, serão 13.678 eleitores aptos ao voto. Na disputa eleitoral deste ano, Matelândia tem cinco candidatos buscando o comando do Executivo Municipal e a pesquisa Instituto Datamedia Soluções e Pequisas/Gazeta do Paraná ouviu 500 eleitores nos dias 9 e 10 de novembro, aponta para uma aposta do eleitor na juventude e na inovação.

A pesquisa, registrada junto na Justiça Eleitoral com protocolo PR-07912/2020, apresenta margem de erro de 4,3% para mais ou para menos, com um nível de confi ança de 95%.

Estimulada
Na pesquisa estimulada, com a pergunta "Se a eleição fossehoje em quem você votaria para prefeito e vice De Matelândia?", quando são apresentados os nomes dos candidatos, a dupla Gabriel Cadini e Rafael Felisberto, da coligação "Inova Matelândia" tem 23,1% da preferência do eleitor. Mario Grando e Idelson Zanolla, da coligação "Rumo ao novo com a força do povo", aparece em segundo com
20,1%, seguido de Maximino Pietrobon e Rozani Bolzon, da "Unidos com o povo podemos mais) com 17,5%; Professor Enio e Kleber Rissardi, da coligação "Matelândia para todos", 13.5%, e Reolon Kopus e Veri Fiorentin, do PSL, com 7.2%.

Não souberam ou não quiser responder a pesquisa somaram 16,6% e brancos e nulos 2%.

Votos válidos e consolidados
Quando descontados os indecisos e os votos brancos e nulos, na soma dos votos válidos, o candidato Gabriel Cadini tem 28,4% das intenções. Mario Grando chega a 24,7%, Maximino Pietrobon 21,5%, Professor Enio 16,6% e Reolon Kopus 8,8%. Apesar do equilíbrio, o voto do eleitor de Matelândia apresenta se apresenta de forma bastante consolidada.

Na pergunta "De hoje até a data da eleição você mudaria seu voto?", 80% dos entrevistados afi rmaram que "não" mudariam sua escolha e apenas 3,7% admitiu a possibilidade de, "sim", mudar o voto; 10% não soube responder e 6,3% insistiu no voto nulo ou branco.

Rejeição
Na sondagem da rejeição aos candidatos que disputam a Prefeitura de Matelândia, na resposta da pergunta, "Se a eleição fosse hoje em quem você "Jamais" votaria para prefeito e vice de Matelândia?", Mario Grando assume a liderança com 14%. Maximino Pietrobon tem 11%, com Gabriel Cadini e Professor Enio empatados com 9% e Reolon Kopus com 8%. Não souberam responder 47% e brancos e nulos somaram 2%.

Fonte: Jornal Gazeta do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Matelândia