Pesquisa Datamedia/Gazeta do Paraná mostra tendência de votos para prefeito de Medianeira

9.700

Publicada 12 de Novembro, 2020 às 09:03

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A cidade de Medianeira, praticamente na metade do caminho entre Cascavel e Foz do Iguaçu, é um importante marco na BR-277, sendo referência no Oeste do Paraná. Com 60 anos de emancipação político-administrativa, tem sua economia baseada no agronegócio, uma vocação regional, com destaque na cultura de milho, soja e trigo e para produção de proteína animal, além da bacia leiteira.

Medianeira também é destaque na indústria alimentícia potencializada por indústrias como a Frimesa e Ninfa, além da indústria moveleira. Outro destaque de Medianeira é o campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que com outras iniciativas projeta a formação de um grande parque de inovação tecnológica, que fi gura entre os desafi os que serão assumidos pela nova administração municipal a partir de 1º de janeiro, diante de uma população de 46.574 habitantes, de acordo com o IBGE, e 37.648 eleitores, conforme dados da Justiça Eleitoral.

Nos dias 9 e 10 de novembro, pesquisa Instituto Datamedia Soluções e Pesquisas/Gazeta do Paraná, entrevistou 500 eleitores para retratar a tendência de votos entre os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Medianeira. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-04106/2020, apresentando margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, considerando intervalo de confiança de 95%.

Ao responderem a pergunta "Se a eleição fosse hoje em quem você votaria para prefeito e vice de Medianeira?", 36% votariam em Antonio França e Evandro Mees, da coligação "Sangue Novo". Em segundo lugar, fi cou a dupla Dr. Tomas e Rui Dall Oglio, com 30,8 %, da coligação "Decola Medianeira", seguido de Dr. Fernando Santin e Cabo Tormes, da coligação "Medianeira renovar para avançar", com 14,4%, e Lionez Maria Maino e Lauro Pundrich, do DC (Democracia Cristã), com 2,9%. Não souberam ou quiseram responder 10,7% dos entrevistados e brancos e nulos somaram 5,2%.

Votos válidos
Quando descontados os indecisos e os votos bancos e nulos, o candidato Antonio França tem 42,8% da preferência dos entrevistados, confirmando crescimento verifi cado desde o início da campanha quando aparecia com cerca de 15% das intenções de voto. Dr. Tomas aparece com 36,6%, com Dr. Fernando Santin com 17,1% e Lionez Maria Maino com 3,4%.

Questionados se mudariam o voto até o dia da eleição, no próximo domingo, 15 de novembro, 83,3% dos entrevistados afirmaram que "não" mudarão o voto; 4,4% disse que "sim", poderia mudar, 7,7% "talvez" e 4,6% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição
Na pergunta "Se a eleição fosse hoje em quem você "jamais" votaria para prefeito e vice de Medianeira?", o candidato Dr. Fernando Santin tem rejeição de 14,8% dos entrevistados, com Lionez com 12,8%, Dr. Tomas com 11,5% e Antonio França 8%. Não souberam ou não quiseram responder 49,4% e 3,5% insistiram no voto branco ou nulo.

Fonte: Jornal Gazeta do Paraná

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira