Climatização: por que os chillers são mais econômicos?

3.350

Publicada 05 de Novembro, 2020 às 14:52

Compartilhar:

Um sistema eficiente de climatização pode ajudar no conforto de quem precisa estar em um determinado ambiente, independente do tamanho. Se for trabalhador, a temperatura agradável favorece a produtividade. Em comércios, pode ser um fator que convença o cliente a permanecer - e consumir mais - no empreendimento.

Outro uso importante é o cuidado com áreas onde estão maquinários e equipamentos que necessitam de controle de ambiente para evitar o aquecimento excessivo e a parada dos processos produtivos.

Portanto, é importante considerar a locação de chiller, rooftops e fancoils para compor um mix de climatização e resfriamento. O impacto não será apenas para o planejamento da circulação, filtragem e renovação do ar, mas também, permitirá menor gasto energético onde estiverem instalados.

Chillers consomem menos energia do que outros equipamentos de refrigeração, porque usam água gelada para climatizar ambientes e processos. A economia na conta de luz pode chegar a até 50%.

Como ocorre o resfriamento?
O processo começa no fancoil, que funciona interligado ao chiller. Na parte interna do fancoil estão serpentinas de alumínio ou cobre. A água gelada que resfria o ambiente circula por elas. O ar ambiente entra em contato com a serpentina gelada e há a troca de calor. Assim, o ar resfriado volta ao ambiente e a água é enviada ao tanque de recirculação.

No trocador-evaporador do chiller, a água entra em contato de maneira indireta com o líquido refrigerante e volta a esfriar. Após a evaporação do líquido refrigerante, o vapor é aspirado e comprimido para ser descarregado no trocador de calor condensador, onde ocorre outro contato indireto, desta vez, com a água à temperatura ambiente. O gás refrigerante passa pela saturação e se transforma em líquido, ao mesmo tempo que a água fica um pouco mais quente.

A última transferência de calor ocorre na torre de resfriamento, quando um ventilador empurra o ar ambiente na direção oposta à da água aquecida que cai do distribuidor de pulverização. É assim que a água é novamente resfriada.

Existem modelos de fancoils e de chillers com diferentes potências, tamanhos, quantidade de circuitos de refrigeração e número de compressores. Quanto mais potente, mais ampla a área que consegue refrigerar e, portanto, maior o peso.

Por meio de um microprocessador, alguns chillers podem ser monitorados de forma permanente. Isso permite a visão em tempo real do desempenho das máquinas e o gerenciamento de todos os parâmetros. O controle exibe ainda um diagnóstico de falhas (se houver), facilitando a tomada de decisões em casos de erros.

As vantagens da locação
A aquisição dos equipamentos causa impacto significativo no orçamento. Portanto, a locação se apresenta como uma opção mais vantajosa. Empresas e lojas que não funcionam em regime de 24 horas podem usar a função de programação em modelos mais modernos. Desta forma, são agendados o horário de funcionamento e o período em que o equipamento precisa parar ou se desligar automaticamente.

Os equipamentos possuem válvula de expansão que possibilita até 1.500 posições de abertura e ajusta continuamente o fluxo de refrigerante para o evaporador. Isso reduz o consumo de energia e aumenta a troca de calor.

A contratação pode se adequar à necessidade do cliente, seja algo temporário ou permanente. Além dos aparelhos, as locadoras oferecem as bombas, tubulações e demais acessórios. A equipe técnica elabora um atendimento personalizado, conforme a demanda do contratante para definir qual o equipamento e qual potência conseguirá refrigerar de forma correta nos ambientes.

A locadora ainda deve dar suporte técnico 24h, que providencia a troca imediata do sistema em caso de defeito e também, a realização da manutenção adequada. Este procedimento previne problemas e prolongar a vida útil dos aparelhos que compõem o sistema.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo