Medianeira e São Miguel: PF cumpre mandados contra quadrilha que movimentou 4 toneladas de cocaína

10.344

Publicada 05 de Novembro, 2020 às 10:16

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Polícia Federal deflagra, nesta quinta-feira (05/11), a Operação Antracnose, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados por organização criminosa estabelecida no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.

Dando sequência ao objetivo de desarticulação patrimonial do crime organizado, estão sendo sequestrados mais de 20 milhões de reais em bens do narcotráfico, consubstanciados no sequestro e arresto de dezenas de veículos de luxo e 110 imóveis.

Também estão sendo bloqueadas 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas, cujos valores serão contabilizados após o cumprimento das medidas judiciais.

Com a mobilização de 200 policiais federais, estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. A Brigada Militar/RS apoia as ações.

Mandados de busca por cidade
21 Novo Hamburgo
05 Campo Bom
04 Estância Velha
04 Portão
01 São Sebastião do Caí
01 Nova Hartz
01 Tramandaí
01 Tapes
01 São Miguel do Iguaçu/PR
01 Medianeira/PR

Durante a investigação, que apurou o transporte de cocaína para a região do Vale dos Sinos, a Polícia Federal identificou e mapeou os níveis hierárquicos mais altos da organização, além de sofisticada estrutura de lavagem de dinheiro e de prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional que tinham como objetivo o pagamento dos carregamentos de drogas e de armamentos sendo os valores remetidos para o Paraguai.

Em seis meses de investigação, foi identificada a movimentação de 4 toneladas de cocaína do Paraguai para o Rio Grande do Sul, em carregamentos semanais que variavam de 100 a 400 quilos.

No decorrer da investigação, atuando em cooperação policial internacional, foi possível a prisão de uma das maiores lideranças do tráfico de drogas no Estado do Rio Grande do Sul, que estava foragido no Paraguai e que liderava a organização criminosa alvo da ação de hoje.

Os crimes detectados, até o momento, foram organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Será realizada entrevista coletiva às 10h e 30min de hoje (05/11), no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365 - Porto Alegre/RS). 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

** Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões para o Guia Medianeira pelo WhatsApp CLICANDO AQUI.

Tudo Medianeira - Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Frigideira Comida Caseira

(45) 3264-3851

Rua Minas Gerais, 2190 - Centro

Despachante Guia

(45) 3264-5445

(45) 99957-0000

Av. Pedro soccol, 1548 Sala 03 - Centro

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira